NEWS!

Uma Família Da Pesada De “A” À “Z” (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Uma Família Da Pesada De “A” À “Z” (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Olá, queridos leitores… Bem, como vocês sabem, já escrevi neste blog sobre duas séries: Os Simpsons e Futurama. Hoje, estou aqui para abordar sobre uma outra série que também faz sucesso e é muito querida também: Uma Família da Pesada, ou se preferirem, “The Family Guy”. Espero que gostem! Vamos lá?

Uma Familia da Pesada é uma sitcom norte-americana criada em 1999, por Seth MacFarlane, para a Fox Brodcasting Company. MacFarlane não é só o autor da série, mas também emprestou sua voz para alguns personagens como: Peter, Brian, Stewie, Glenn Quagmire, Tom Tucker, entre outros que veremos futuramente.

A história tem boa parte de seu humor composta de paródias da cultura pop americana. Mas como toda sitcom, vem com críticas mais brandas ou mais severas às sociedades, principalmente à norte-americana. A história gira em torno da família Griffin, que é disfuncional e consiste nos pais Peter e Lois, os filhos Meg, Chris e o pequeno Stewie, além de seu animal de estimação, o cão Brian. A origem da série é bem curiosa…

A série é ambientada na cidade de Quahog (fictícia, claro), em Rhode Island.

Figura1 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Da esquerda para a direita: Brian, Petter, Chris, Stewie, Lois e Meg.

A origem de “Uma Família da Pesada”

A série nasceu de um curta-metragem em 1995. Foi criada por Seth MacFarlane enquanto estudava animação na Escola de Design de Rhode Island. Durante o curso, criou esse curta, intitulado “The Life of Larry”, que acabou sendo apresentado por seu professor à Hanna-Barbera, levando MacFarlane a ser contratado.

Em 1996, MacFarlane gravou uma sequência de episódios, intitulada “Larry and Steve, que conta a história do personagem de meia-idade Larry e Steve, seu cão intelectual. O curta foi transmitido em 1997 no Cartoon Network como um dos programas do “What a Cartoon! Show. Abaixo, um vídeo de “Larry and Steve no canal Movienoob101. O áudio é original e não é possível incluir legendas, mas está simples de compreender.

 x

Com o passar do tempo, os personagens Larry e Steve foram evoluindo para Peter e Brian. Mas, como assim? Segundo MacFarlane, a diferença entre uma série e outra foi o sucesso devido aos horários de exibição, o que fez toda a diferença na repercussão do programa. E, olhem só: adivinhem qual foi a maior fonte de inspiração para a produção dos episódios? Ninguém mais além da família de Springfield: Os Simpsons, além de The Family Stone, entre outros desenhos transmitidos aos sábados pela manhã em 1980, os quais MacFarlane assistia quando era criança, como “The Fonz and the Happy Days Gang” e “Rubik the Amazing Cube”.

Figura2 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Peter e Brian, amigos inseparáveis.

Em 2001, depois da terceira temporada ir ao ar, a FOX cancelou a série. No entanto, a produção fez um sucesso inesperado. Com o alto índice de vendas dos DVDs e o inúmeros pedidos de reprise, a emissora decidiu renovar o programa por volta de 2004. A série recebeu várias indicações para os prêmios Emmy e Annie, ganhando três de cada. Em 2009, foi indicada ao Emmy de melhor série de comédia, sendo a primeira vez que isso acontecia desde 1961, quando o mesmo ocorreu com os Flintstones.

Também recebeu críticas desfavoráveis, principalmente por suas semelhanças com Os Simpsons.

A família Griffin apareceu pela primeira vez na televisão em 1998. Foi originalmente planejada para aparecer como curtas no programa MADtv. Mas os planos acabaram mudando, pois o orçamento não conseguia manter sua produção. Foi aí que MacFarlane percebeu a oportunidade da série estrear no horário nobre. Além disso, foi originalmente apresentada no mesmo ano de “O Rei do Pedaço” (King of the Hill), mas só foi comprada realmente pela emissora após sua concorrente já estar consolidada como uma série bem-sucedida.

Um pouco sobre a produção

Seth MacFarlane é o produtor executivo e o único que está desde o começo. Várias pessoas passaram pela produção, entre elas, produtores, redatores, roteiristas, desenhistas, ilustradores, entre outros. Segundo Seth, leva cerca de 10 meses para a produção de um episódio, tendo em vista que as ilustrações são feitas à mão. Por essa razão, “Uma Família da Pesada” raramente faz menção à eventos atuais.

Figura3 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Rascunhos dos personagens Brian, Petter, Chris, Stewie, Lois e Meg.

Entre estreias, cancelamentos e processos

A série estreou, oficialmente, em Janeiro de 1999 após a transmissão do Super Bowl XXXIII, com o episódio “A Morte Como Uma Sombra” (Death Has a Shadow). Logo na estreia, o programa contou com uma audiência de 22 milhões de telespectadores e, logo de cara, gerou uma polêmica devido ao seu conteúdo adulto.

Depois desse incidente, a série voltou ao ar somente em abril do mesmo ano, sendo transmitida na FOX aos domingos, sempre às 20h30, no horário entre a apresentação de “Os Simpsons” e “Arquivo-X”. No final da primeira temporada, foi classificada como sendo um dos programas que mais tinham famílias sintonizadas.

A segunda temporada foi lançada em novo dia e horário novo: quinta-feira às 21h, confrontando com “Frasier”. Infelizmente, a série foi removida do calendário permanente da FOX, passando a ter seus episódios exibidos apenas esporadicamente. Entretanto, a animação, novamente, voltou a ser exibida em 2000, às 20h30 das terças-feiras, mas era superada constantemente pelo gameshow americano “Quem Quer Ser Um Milionário?”.

Após isso, a FOX anunciou o cancelamento da série, porém, surpreendeu a todos quando, na metade de 2000, anunciou a intenção de retornar como uma nova temporada no ano posterior. E mais uma vez a série foi exibida em um horário complicado: quintas-feiras às 20h, fazendo concorrência à “Survyvor” e “Friends”. Novamente, foi anunciado seu cancelamento e, dessa vez, a FOX tentou encontrar algum canal ou alguma rede interessados em comprar os direitos autorais. Porém, foi bastante difícil!

O Cartoon Network, finalmente, comprou os direitos autorais por um preço baixo e passou a exibir no “Adult Swin” (canal destinado a jovens e adultos, que exibe programações sem censura) em 2003.

E, acreditem… a série começou a fazer sucesso: foram vendidos milhões de cópias em DVD!

Os personagens de “A” à “Z”

Como já disse no início, os Griffin representam uma família disfuncional que, como todas, têm seus amores e desafetos. Entre muitas trapalhadas, confusões, desafios e questões emocionais, levam sua vida como qualquer outra família. Apresentarei os personagens principais dessa família maluca para vocês.

Peter Griffin: chefe da família. Tem 43 anos, é mexicano (apesar de achar que é norte-americano), com ascendência irlandesa e descendência de um escravo norte-americano. Peter é um pai adorável, mas que fala o que pensa em qualquer ocasião, sem medir consequências, muitas vezes fazendo comentários constrangedores. Porém, faz tudo pela sua família, desde que não envolva ficar afastado da televisão.

Lois Griffin: mãe e dona-de-casa. Tem 43 anos, é uma mulher moderna, sexy, que em meio ao seu dia-a-dia, consegue arrumar tempo para cozinhar, cuidar da casa, dar aulas de piano e escapar das sucessivas tentativas contra sua vida por parte de seu bebê, Stewie. Lois é o anjo da guarda de Peter, que só lhe dá ouvidos quando já este está metido em encrencas. Por diversas vezes, Lois perde a razão e comete besteiras.

Chris Griffin: tem 13 anos, é uma criança muito boazinha e, apesar de sua figura, não faria mal à uma mosca. Não tem muitos amigos e passa a maior parte do tempo trancado em seu quarto, onde é atormentado por um macaco que vive em seu armário. Tem verdadeira adoração pelo seu pai e faz de tudo para não decepcioná-lo.

Meg Griffin: tem 15 anos e é a filha mais velha dos Griffin. Vive um período delicado de sua vida, pois é ignorada na escola e em casa. Como qualquer adolescente nessa idade, Meg se sente constantemente embaraçada por sua família, menos pelo cachorro Brian.

Stewie Griffin: é um bebê de 1 ano que tem por objetivo o domínio total do mundo. Com um forte sotaque britânico, Stewie prometeu a si mesmo, ainda na barriga de sua mãe (a prisão, segundo ele, onde ficou por nove meses), que ao sair, venceria a tirania matriarcal. Mas, Lois sempre escapa. Stewie, em suas tentativas, sempre está acompanhado de seu ursinho Rupert.

Brian Griffin: tem 7 anos (49 em idade canina) e é o cão da família. Na verdade, é um personagem antropomórfico. Além de sua capacidade de falar, é estudioso e cavalheiro, sendo o mais eloquente dos Griffin. Gosta de beber mojito e é o melhor amigo de Peter. Além disso, é o único da família que respeita Meg.

Figura4 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Da esquerda para à direita: Petter, Lois, Chris, Meg, Stewie e Brian.

Vinny Griffin: é o cachorro que substitui Brian que morreu em um episódio, antes de ser salvo por Stewie, em um episódio onde o pequeno bebê maquiavélico constrói uma máquina do tempo.

Francis Griffin: pai não-biológico de Peter. Homem muito religioso que pede sempre para batizar seus filhos.

Thelma Griffin: mãe de Peter. Tem 80 anos e estava divorciada de Francis.

Mickey McFinnigan: pai biológico de Peter. Aparece em um episódio da quinta temporada, “Peter’s Two Dads”, o mesmo episódio em que seu pai adotivo morre.

Carter Pewterschmidt: pai rico de Lois. Odeia Peter, mas ama os netos. É um homem muito cruel e arrogante.

Barbara “Babs” Pewterschmidt: mãe de Louis e esposa de Carter. Traiu seu marido no episódio em que Lois descobre que tem um irmão.

Patrick Pewterschmidt: é o irmão de Lois. Sofre de problemas psiquiátricos devido a um trauma de infância. Viveu boa parte de sua vida em um hospício. Saiu, logo voltou e nunca mais apareceu na série.

Carol Pewterschmidt: é a irmã de Lois que raramente aparece na série. Leva uma vida desregrada e já se casou três vezes.

Figura5 - Uma Família Da Pesada De "A" À "Z" (Parte 1): Origem, Personagens E Curiosidades

Da esquerad para à direita, na parte superior: Vinny, Francis, Thelma e MIckey; na parte inferior: Carter, Barbara, Patrick e Carol.

Os personagens de toda a série são divididos em quatro famílias mais os personagens secundários. Hoje, apresentei os Griffin e nos próximos episódios falaremos sobre as demais.

Algumas curiosidades

  • “Quahong”, o nome da cidade onde os Griffin vivem, é também o nome de um molusco comestível. Talvez, por esse motivo, Peter adora ir ao “Ostra Bêbada” (The Drunken Clam);
  • Como disse no início deste artigo, a série seria cancelada em 2003. O que quase ninguém sabe é que uma petição na internet conseguiu mais de 111 mil assinaturas para que o programa não fosse cancelado;
  • A primeira parte dos créditos iniciais é uma paródia. Lois aparece tocando piano e cantando com Peter, como em “All in The Family”, onde Eddie e Archie aparecem tocando piano e cantando.

Por hoje é só, espero que tenham gostado e até o próximo artigo!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Data Quality Specialist e Editora da empresa Bare Internacional, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.