NEWS!

Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell – S.A.C. 2×23

Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell – S.A.C. 2×23

Saudações, queridos amigos nerds. Já faz um bom tempo desde o último Spoiller, não é mesmo? Tudo isso porque eu esperava por acontecimentos alegres que me possibilitassem associá-los às coisas das quais gostamos. Entretanto, meus caros, tratando-se de Brasil, isso é um tanto quanto raro, tendo em vista que a mistura de “política + corrupção + crime” engloba o maior parte de tudo o que é noticiado por aqui. Vencido e já cansado de esperar, resolvi, por mais uma vez, falar e referenciar o principal fato político/militar do país que atualmente também atrai a atenção da imprensa internacional: a intervenção militar no Rio de Janeiro.

É certo que a situação do estado, principalmente em sua capital, ficou alarmante, tendo em vista que a segurança pública não estava garantindo a proteção dos cidadãos. Entretanto, pare um pouco para pensar e reflita comigo: por que a situação chegou a esse nível? Quem permitiu isso? A quem interessa esse caos?

Pois é, meus leitores. Nunca foi e nem será objetivo desse blog pautar seus textos em discussões políticas, julgando este ou aquele “lado”. Não farei isso aqui. Mas apelo que usem sua lógica, relembrem os fatos que antecederam à intervenção e tirem suas próprias conclusões. Independentemente das teorias da conspiração que eu e você pudermos criar, nosso presidente autorizou que o Comando Militar do Leste tome conta de toda a gestão pública do estado e utilize as Forças Armadas e Força Nacional para controlar a situação.

É a primeira vez na história do país que isso ocorre desta forma.

Desde então, inúmeras mortes vem ocorrendo. Morrem bandidos, morrem militares, morrem cidadãos comuns, morre uma importante líder política que denunciou o abuso policial nas operações da intervenção ocorridas nas regiões mais pobres da capital… E assim, prossegue a situação, sem previsão de quando toda essa violência irá acabar. Tudo isso me fez lembrar dos últimos episódios (mais especificamente do 23) da segunda temporada de Ghost in The ShellStand Alone Complex.

capa 2 - Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell - S.A.C. 2x23

Essa temporada é marcada pelo carismático Hideo Kuze, um hacker de nível altíssimo que lutou na “Quarta Guerra Mundial”, ocorrida anos antes do tempo retratado no anime. Kuze tornou-se o líder dos 3 milhões de refugiados, vítimas da guerra, que foram convidados a ocupar a ilha japonesa de Dejima a fim de trabalharem como mão-de-obra barata para o imponente país. Extremamente explorados e vivendo um caos social pela falta de emprego, os habitantes de Dejima querem sua independência. Esse sentimento floresceu graças a Hideo, que possuía a incrível capacidade de se conectar com todos essas pessoas ao mesmo tempo e fazer que compartilhassem o mesmo ideal.

Ciente de que sofreria um ataque militar, Kuze roubou uma carga de plutônio, pensando que assim que a ilha não seria atacada a fim de que um desastre nuclear fosse evitado. Mesmo assim, as autoridades japonesas, a contragosto da Premiê Yoko Kayabuki, decidem mandar as forças militares para o local.

02 terá treta - Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell - S.A.C. 2x23

Todo esse plano maléfico foi planejado pelo vilão da temporada, Kazundo Goda, chefe do Serviço de Inteligência do Gabinete, que age visando os interesses ocultos dos Estados Unidos da América com uma nova guerra na Euroásia (nova divisão continental). Quando fica sabendo que metade do plutônio estava com a Major Kusanagi e seus comandados da Seção 9, Goda, que queria que o ataque fosse considerado pela população japonesa como a melhor solução a ser tomada, solta a seguinte frase impactante:

Então, não temos escolha. Não podemos deixar a mídia notar isso. Gostaria que vocês dessem prioridade máxima à manipulação das informações.

E assim é feito. Os jornais noticiam o ataque eminente, os japoneses aplaudem a decisão, os habitantes de Dejima se dizem prontos a reagir… Tudo conforme Goda planejou.

08 mobilização final - Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell - S.A.C. 2x23

Porém, para atrasar seus planos, Chefe Aramaki (líder da Seção 9) propõe à premiê que apele à ONU por uma inspeção nuclear antes de que o ataque seja autorizado. A instituição internacional decide interferir e um prazo de dois dias é dado para que a inspeção seja feita.

novosss - Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell - S.A.C. 2x23

Ciente do contratempo, Kazundo toma um avião, este, equipado com potentes equipamentos eletrônicos de contra inteligência. Sobrevoando a ilha de Dejima, corta toda a conexão de internet da região, pois sabia que Kuze controlava todos os refugiados por meio de conexão com seus ciber-cérebros. Quando a internet caiu, os habitantes passaram a agir por si só, cedendo aos seus próprios instintos. E como sabem, meus caros nerds que chegaram até aqui, a violência é um dos principais instintos dos seres humanos:

12 começou final - Spoiler Ao Molho Contexto: Intervenção Militar Com Fins Políticos Em Ghost In The Shell - S.A.C. 2x23

O caos finalmente estava armado e a intervenção militar em Dejima teve início. Os episódios seguintes mostram quais eram as principais intenções políticas de Kazundo Goda e, obviamente, o desfecho do trama. Como já dei spoillers demais, só me permito dizer que consistia na eliminação de milhares de inocentes e na personificação de um bode expiatório. Algo bem semelhante pelo qual passam nossos irmãos cariocas.

Ou seria só uma paranoia minha e mais uma teoria conspiratória que crio?

Abraço a todos.

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Lukas Melo

É Editor e Autor do UniversoNERD.Net. Profissional da área de EaD, aficionado por RPG, hardware e cinema. Porém, não nega outras nerdices.