NEWS!

Os Simpsons de “A” À “Z”: Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Os Simpsons de “A” À “Z”: Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Após uma pausa devido à nossa cobertura na BGS10, estou aqui, mais uma vez, com o nono post da série: Os Simpsons de “A” à “Z”, dando continuidade aos filmes parodiados, mais curiosidades e…

Episódios que fazem referências ao Brasil!

Vamos lá?

Neste post, separei mais dois vídeos dos filmes, desenhos, séries e seriados parodiados. Mais uma vez, o autor se preocupou em destacar as melhores cenas para vocês, leitores. E nestes dois vídeos vamos conferir e apreciar tudo isso! Veremos clássicos como: Duro de Matar 3: A Vingança (Die Hard: With a Vengeance – 1995), Ben-Hur (Ben-Hur – 1959), Esquadrão Classe A (The A Team – 1983/1987), O Rei do Pedaço (King of The Hill – 1997/2010), Tubarão (Jaws – 1975), O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes – 1968), Grease – Nos Tempos da Brilhantina (Grease – 1978), Gremlins (Gremlins – 1984), Beavis e Butt-Head (Beavis and Butt-Head – 1992), A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead – 1968), O Guarda-Costas (The Bodyguard – 1992), Jumanji (Jumanji – 1995), além de muito outros.

Separei mais dois vídeos, dos 11 citados nos posts anteriores, para vocês. Espero que gostem!

Gostaria, mais uma vez, de citar o canal Onikorp, do Youtube, responsável por esses vídeos. Do lado esquerdo da tela, o episódio parodiado na série e do lado direito, o filme original. Apesar de não ter encontrado nenhum vídeo com o áudio em português, existe a possibilidade de ativar legendas… clicando primeiro no ícone que representa uma engrenagem, depois em “Legendas/CC” e finalmente em “Português”. Divirtam-se!

 Os Simpsons: Tributo ao Cinema – Parte 9

x
Neste vídeo podemos nos divertir com  Ben-Hur (Bem-Hur – 1959), Esquadrão Classe A (The A Team – 1983/1987), O Rei do Pedaço (King of the Hill – 1997/2010), Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (Indiana Jones and The Raiders of The Lost Ark – 1981), A Felicidade Não Se Compra (It´S a Wonderful Life – 1946), Tubarão (Jaws – 1975), A Família Addams (The Addams Family – 1964/1966) e outros.

Os Simpsons: Tributo ao Cinema – Parte 10

x
No 10º vídeo, contamos com clássicos como: Grease: Nos Tempos da Brilhantina (Grease – 1978), A Super Máquina (Knight Rider – 1982/1986), O Anjo Malvado (The Good Soon – 1993), Pink Floid: The Wall  (Pink Floid: The Wall – 1982), Independence Day (Independence Day – 1996), A Cidade dos Amaldiçoados (Village of The Damned – 1960), Os Dez Mandamentos (The Tem Commandments – 1956) entre outros nomes.

No post anterior, encerramos as aparições especiais. Tentei colocar para vocês as mais importantes, porém não havia citado nenhuma referência ao Brasil, presente na série. Entretanto, dois episódios da série fazem referências e críticas à sociedade brasileira também. Sim!

Não pensem que o Brasil ficou de fora (rs)… Vamos conferir?

Os Simpsons e o Brasil

Episódio 284 – “Feitiço de Lisa” (Blame it on Lisa)

Este episódio da 13º Temporada faz duras críticas à sociedade brasileira. Mostra cenas como comunidades pobres e lugares precários, sem muita atenção do governo, em contraste com lugares de classe alta.

Logo na abertura do programa, “Os Simpsons” são marionetes que não conseguem chegar ao sofá quando as linhas se prendem umas nas outras e os personagens caem no chão. Segundo especuladores, o próprio Matt Groening estava comandando as marionetes e, frustrado com o povo que se deixa ser comandado, deixa as marionetes caírem no chão. Aqui, encaro a crítica não só à nossa sociedade mas às outras também.

couch gag 300x161 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Matt Groening comanda a família Simpsons, como se fossem marionetes.

Neste episódio, Lisa apadrinha um garoto chamado Ronaldo e começa a lhe enviar um dinheiro por mês, direcionado ao orfanato onde ele vive. Mas, de repente, ele para de se comunicar com Lisa e ela fica preocupada, decidindo assim entrar em uma busca incessante para saber o que aconteceu ao garoto. Homer e Marge descobrem, devido a uma valor exorbitante cobrado na conta telefônica. Mesmo assim, decidem ir ao Brasil com ela e Bart para ajudá-la a encontrar o garoto e esclarecer toda a situação.

orfanato 300x225 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

O garoto Ronaldo, apadrinhado por Lisa.

Chegando ao Brasil, Bart assiste à um programa chamado “Teleboobies”, muito semelhante ao “Xou da Xuxa”, o qual Margie não aprova, devido à conotação sexual. Mais uma vez, crítica às apresentadoras de programas infantis, com suas roupas insinuantes e que já faziam parte da televisão brasileira na época.

teleboobies 300x225 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Teleboobies, em sátira às apresentadoras de programas infantis, neste caso, ao Xou da Xuxa.

Homer, durante a busca junto da família, é sequestrado! Ou seja, além do garoto Ronaldo, Marge, Lisa e Bart tem que se preocupar em procurar por Homer também, uma vez que eles não possuem dinheiro para pagar o resgate pedido pelos sequestradores. Nessa busca frenética, Lisa encontra Ronaldo que estava trabalhando de dançarino em um desfile do programa “Teleboobies”. O menino dá o dinheiro do resgate de Homer à Lisa, mas eles terão que enfrentar um outro problema: Bart é engolido por uma sucuri!

sequestro 300x169 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Homer é sequestrado ao “turistar” pelo Rio.

Quando Marge conversa com Lisa sobre suas doações ao menino Ronaldo, Lisa diz que os funcionários do orfanato começaram a pressioná-la para fazer mais doações e que o presente de natal que ela mandou em dinheiro ao garoto, teria sido usado para comprar uma porta nova para o orfanato, impedindo que este fosse atacado por macacos. Aqui, Lisa praticamente fala que as instituições são uma verdadeira farsa.

Podemos ver, também, uma crítica severa à pobreza aparente e à não intervenção dos órgãos governamentais quanto a essa situação, além da questão dos animais abandonados nas ruas.

As críticas feitas durante a história deste episódio à nossa sociedade são inúmeras e, na minha opinião, bem severas. Mas o autor tenta mesclar a situação com críticas e comparações à sociedade americana (marca registrada da série), para tentar dar um toque de humor ao episódio.

Devido à tantas críticas, o episódio foi mal recebido pelas autoridades brasileiras, que ameaçaram processar a Fox. Para as autoridades, o Rio de Janeiro foi retratado como uma cidade onde sequestros, marginalidade, violência e sujeira compõem a cidade em sua totalidade  e que o fato de retratarem “macacos” à solta, torna a cidade uma selva sem dono. Na tentativa de satirizar, o episódio foi feito cheio de imprecisões com relação ao Rio de Janeiro. No entanto, por ter recebido uma indicação ao prêmio “Writers Guild of America Award”, o episódio foi considerado fonte de estudos, não só nos Estados Unidos da América, mas como no Brasil. Apesar de ter sido banido, foi exibido novamente em 2013 pela Fox e mais tarde pela Band TV.

Além das duras críticas, este episódio é repleto de Paródias. Olhem só:

  • O nome do episódio “Blame it on Lisa” faz referência ao filme Blame it on Rio (1984), onde uma família americana resolve passar as férias nas praias cariocas e suas filhas se metem nas maiores confusões.
  • Quando Lisa conta a Homer e Marge sobre Ronaldo, Homer pergunta: “Você não sabe que os meninos do Brasil são pequenos Hitlers? Eu vi isso num filme, cujo nome não me lembro”. O filme, o qual Homer diz não se lembrar é “Os Meninos do Brasil, onde Josef Mengele, oficial alemão e médico no campo de concentração, planeja criar clones de Adolf Hitler enquanto se esconde do III Reich, aqui no Brasil.
  • Lisa lê um livro durante o vôo: “Quem quer ser um Brasiolionário?”, paródia do programa de televisão “Quem quer ser um Milionário?” e, também, ao filme (Slumdog Millionaire, no original).
  • Homer e Bart, já no quarto do hotel, colocam chapéus com frutas e cantam “Chiquita Bacana”, fazendo referência à Carmem Miranda. Outra canção conhecida, que faz parte do episódio, é “Aquarela do Brasil”.

Episódio 546 – “Você não precisa viver como um árbitro” (You don’t have to live like a referee)

Neste episódio, da 25º Temporada, Homer se torna juiz de futebol, após Lisa fazer um discurso no colégio, em que elogia o pai por sua integridade. Ele é convidado a arbitrar na Copa do Mundo, que seria realizada aqui no Brasil, e acaba se envolvendo com pessoas que tentam manipular o resultados das partidas.

copa do mundo 300x300 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Homer Simpson é convidado a arbitrar na Copa do Mundo.

O episódio foi muito bem recebido pela crítica nacional e internacional e parece que mais uma vez, “Os Simpsons previram” alguns acontecimento da Copa do Mundo de 2014, como por exemplo o título conquistado pela Alemanha, a derrota do Brasil em seu território e a lesão sofrida pelo jogador Neymar.

Aqui, diferente do anterior, as críticas são menos severas, mas continuam sendo críticas!

Em seu passeio turístico com Marge pelo centro de São Paulo, Homer é abordado por gângster latinos que oferecem propina a ele (como juiz para que o Brasil vencesse a partida. Porém, na hora do jogo, Homer lembra do discurso de Lisa quanto à sua integridade e decide não marcar o pênalti (corretamente), quando o jogador fictício “El Divo” passa mal e cai na grande área para simular uma falta.

Aqui, novamente, uma crítica: aos jogadores de futebol brasileiros!

copa do mundo 3 300x169 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Homer sofre uma tentativa de suborno para que o Brasil ganhasse… mas, ele não cede.

copa do mundo 2 300x157 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

O jogador “El Divo” sofre uma lesão… representando o jogador Neymar.

No final do episódio, Homer e Marge terminam seu tour na Amazônia, que aparece sendo desmatada pelo palhaço Krusty, que pretende abrir uma loja de sua rede de fast-food. Notem a crítica à exploração de outros países e a “apatia” do governo brasileiro. Aliás, este episódio faz uma crítica à corrupção…

Presente em grandes eventos no mundo inteiro!

krusty na amazonia 300x167 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Referências Ao Brasil E Curiosidades (Parte 9)

Krusty, abrindo uma loja de sua rede de fast food, na Amazônia.

Mais algumas curiosidades…

  • Homer Simpson tem muitos sonhos: ser empresário de uma linda cantora country, viver no mato e fazer um livro contando sua história, ser condutor de um monotrilho, trabalhar em um boliche, entrar em um campo de baseball durante um jogo, comer o maior sanduíche do mundo e ser um negociador de blackjack.
  • Nos episódios em que a família está dentro do carro, Homer é o único a não usar cinto de segurança.
  • O nome do meio de Milhouse é Mussolini.

Como fizemos uma pausa na semana anterior, no próximo domingo, excepcionalmente, será publicado o último post desta série (por enquanto… rs) e será especial. Não deixem de conferir!

Abraços e até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.