NEWS!

Os Simpsons de “A” À “Z”: Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Os Simpsons de “A” À “Z”: Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Olá, Queridos Leitores… Hoje estou aqui, com o último episódio da série “Os Simpsons de A à Z” e, por estarmos no mês em que é comemorado o Halloween, encerrarei esta série com um especial sobre terror.

Neste post, encerrarei os episódios parodiados e trarei alguns dados sobre mídias e trabalhos impressos sobre “Os Simpsons”. Vamos lá? Com todo carinho para vocês: Os Simpsons de “A” a “Z”!

Separei os dois últimos vídeos de filmes, séries e seriados parodiados. Grandes clássicos como Coração Valente (Braveheart, 1995), A Máscara do Zorro (The Mas of Zorro, 1998), De Volta para O Futuro 2 (Back To The Future Part II, 1989), A Lista de Schindler (Schindler´s List, 1993), Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction – 1994), Matrix (The Matrix, 1999), O Prisioneiro (The Prisioner, 1967/1968), Os Jetsons: O Filme (Jetsons: The Movie – 1990), Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi (Star Wars: Returno of the Jedi – 1983), O Rei Leão (The Lion King – 1994), Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever – 1977) e outros.

Gostaria, mais uma vez, de citar o canal Onikorp, do YouTube, responsável pelos vídeos. Do lado esquerdo da tela, o episódio parodiado na série e do lado direito, o filme original. Apesar de não ter encontrado nenhum vídeo com o áudio em português, existe a possibilidade de ativar legendas… clicando primeiro no ícone que representa uma engrenagem, depois em “Legendas/CC” e finalmente em “Português”. Divirtam-se!

Os Simpsons: Tributo ao Cinema – Parte 11

 x

Neste vídeo, podemos apreciar clássicos como A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington – 1939), Matar ou Morrer (High Noon, 1952), Coração Valente (Braveheart, 1995), Showgirls (Showgirls, 1995), A Máscara do Zorro (The Mas of Zorro, 1998), Um Homem Fora de Série (The Natural, 1984), Loucuras de Verão (American Graffiti, 1973), As Aventuras de Robin dos Bosques (The Adventures of Robin Hood, 1938), Sesame Street (Sesame Street, 1969), De Volta para O Futuro 2 (Back To The Future Part II, 1989), Fuga No Século 23 (Logan´s Run, 1976), A Lista de Schindler (Schindler´s List, 1993) e muitos outros. Sensacionais, não é?

Os Simpsons: Tributo ao Cinema – Parte 12

 x

Neste, clássicos como Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction – 1994), A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant´s Woman – 1981), Matrix (The Matrix, 1999), O Prisioneiro (The Prisioner, 1967/1968), Lua de Papel (Paper Moon – 1973), A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity – 1953), Os Dois Mundos de Charly (Charly – 1968), Os Jetsons: O Filme (Jetsons: The Movie – 1990), Ou Tudo, Ou Nada (The Full Monty – 1997), Guerra nas Estrelas: O Retorno de Jedi (Star Wars: Returno of the Jedi – 1983), O Rei Leão (The Lion King – 1994), Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever – 1977), além de outros.

Como já disse no decorrer dos posts anteriores desta série, “Os Simpsons” fez e continua fazendo sucesso atualmente, devido ao humor com que faz críticas, muitas vezes pesadas, às sociedades em geral.

O sucesso dessa série é tão grande que já foi lançada em outros formatos e mídias, como HQs, DVDs, jogos para videogames, filmes e existe até uma atração no Parque da Disney que carrega seu nome!

Os Simpsons e paródias em outros formatos

Foram publicadas diversas HQs relacionadas aos Simpsons, ao longo dos anos. O sucesso também foi grande, tanto que seu criador Matt Groening, juntamente com seus companheiros de produção da série, resolveram criar a editora “Bongo Comics”. Os primeiros quadrinhos lançados, baseados em “Os Simpsons”, surgiram em 1991, como parte integrante da revista Illustrated. Uma história em quadrinhos intitulada “Simpsons Comic and Stories”, contendo quatro histórias diferentes, foi lançada em 1993 e foi um sucesso.

HQS 300x114 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Somente alguns volumes de vários publicados.

Várias temporadas da série foram lançadas em VHS e DVD. Quando o DVD da primeira temporada começou a ser vendido em 2001, logo se tornou-se o DVD de um programa de televisão mais vendido da história!

dvds 300x91 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Estes são somente alguns modelos de “BOX” para colecionadores.

Produtoras de jogos eletrônicos adaptaram Springfield várias vezes. A primeira foi a Konami, que lançou um fliperama em 1991. Com isso, mais de 20 jogos, com os mais recentes sendo paródias (novamente as paródias… rs) de jogos atuais: The Simpsons Wrestling (parodia jogos de luta da WWE), The Simpsons Road Rage (parodia Crazy Taxi), The Simpsons Skateboarding (parodia Tony Hawk-s Pro Skater) e The Simpsons Hit and Run (parodia da série GTA). Os jogos foram lançados para diversas plataformas.

Duas máquinas de pinball também foram lançadas. Além disso, existem também os jogos de tabuleiro!

Games Plataformas 300x68 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Jogos lançados para diversas plataformas.

games tabuleiro 300x111 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Apenas dois jogos de tabuleiro… existem muitos outros!

O filme da série “Os Simpsons” foi lançado em 27 de Julho de 2007. Um pouco tarde porque os produtores estavam esperando encerrar a transmissão da série para lançar um filme. Porém, a série ainda continua e o filme foi exibido mesmo assim, batendo recorde de bilheteria, em sua primeira semana.

Os simpsons o filme - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Instalada em 25 de abril de 2007, a atração de simulação “The Simpsons Ride” encontra-se no Universal Studios Orlando e Universal Studios Hollywood. Porém, ambos foram inaugurados somente em 2008. Na atração, o público visita um parque temático chamado de “Krustyland”, (imagem abaixo) voltado ao palhaço Krusty. Na atração, claro, não poderia deixar de aparecer Sideshow Bob, que escapou da prisão e quer se vingar dos Simpsons. A atração dura 6 minutos, com telas IMAX e que utilizam 24 metros de projetores.

krustyland - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Com versatilidade e atingido um público variável, não é difícil entender porque a série fez tanto sucesso!

Os Simpsons no Halloween!

Como estamos no mês de Outubro, no qual é comemorado tradicionalmente em vários países o “Dia das Bruxas” ou Halloween, trarei aqui para vocês um ESPECIAL de Terror dos Simpsons.

Não teria um tema melhor para encerrar esta série, não é mesmo?

A origem desse dia, apesar de muitos acreditarem que é norte-americana, é na verdade celta e anglo-saxã, onde eram realizados rituais para a celebração do fim do verão. Hoje, após a popularização e exportação da comemoração, até mesmo em função do comércio que é gerado em torno dessa data, comemora-se com outros tipos de rituais: as vestimentas de monstros e bruxas, a tradicional busca por “doces ou travessuras” nas portas das casas, a narrativa de histórias de terror, entre muitos outros.

O seriado “Os Simpsons” possui uma tradição anual: a série “Treehouse of Horror, anteriormente conhecida como “Especial de Halloween dos Simpsons”, composto por três partes separadas e sem qualquer ligação entre elas. Geralmente, a família se envolve em algum cenário sobrenatural, de horror ou ficção.

Esses episódios sempre ocorrem fora da continuidade da série e não têm a menor pretensão de serem realistas. Ao todo, são 28 episódios, desde o início da série.

episódios threehouse 300x283 - Os Simpsons de "A" À "Z": Paródias De Filmes, Mídias E Episódios De Halloween (Final)

Somente alguns episódios especiais de Halloween… São muitos e aconselho a você, leitor, assisti-los… são muito divertidos!

Para comemorar esta data, separei um vídeo do canal Onikorp (link antes dos vídeos anteriores) que, aliás, faz um trabalho sensacional, sobre os filmes de terror parodiados. Vamos conferir mais este vídeo? Não se esqueça que para ativar legendas, clique primeiro no ícone que representa uma engrenagem, depois em “Legendas/CC” em “Traduzir automaticamente” e finalmente em “Português”.

 x

Neste vídeo, podemos apreciar clássicos como Franskenstein (Frankenstein – 1931), Poltergeist (Poltergeist: O Fenômeno – 1982), The Shining (O Iluminado, 1980), Além da Imaginação (The Twilight Zone – 1959/1964), A Noiva de Frankenstein (Bride of Frankenstein – 1935), O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express – 1978), Vampiros de Almas (Invasion of The Body Snatcher – 1978), Gremlins (Gremlins – 1984), Brinquedo Assassino (Child´s Play – 1988), A Noite dos Mortos-Vivos (Night of The Living Dead- 1968), Conde Dracula (Dracula – 1992), A Hora do Vampiro (Salem´s lot – 1979) e muitos outros títulos.

E mais algumas curiosidades…

  • O Seriado “Vila Sésamo”, de origem brasileira, foi uma reprodução do seriado “Sesame Street” que nos citamos no começo deste post. Até o nome do personagem “Elmo” é igual.
  • Na sequência de abertura dos episódios de terror, o ator e diretor Guillermo Del Toro faz várias referências à obras que dirigiu e também a nomes famosos como Alfred Hitchcok, Stephen King e Edgar Alan Poe.

Bem, por hoje é só… Espero que tenham gostado desta série e, em breve, retornarei com outra. Quer saber mais sobre sua série favorita ou alguma outra série que lhe desperte o interesse? Conte para nós!

Abraços e até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.