NEWS!

O Retorno De Arquivo X Em Sua 11ª Temporada

O Retorno De Arquivo X Em Sua 11ª Temporada

Após um final decepcionante na última temporada (e faz tempo!), fiquei surpreso ao encontrar-me de alguma forma ainda animado com a perspectiva da nova temporada de Arquivo X. Mais uma vez, Mulder e Scully estão fazendo algo, enquanto as forças sombrias (você se lembra do conhecido “Homem Fumante” ou “Canceroso”?) trabalham contra eles. Mais uma vez, o destino da civilização está em jogo. E… mais outra vez, existem alienígenas. Muita informação emocional será transmitida através de uma voz fraca…

E continuo ansioso e pronto para acompanhar mais uma temporada da série!

x files figura 0 - O Retorno De Arquivo X Em Sua 11ª Temporada

E vocês, caros leitores… curtem Arquivo X? Estão ansiosos pela 11º temporada?

Minha opinião sobre o retorno de Arquivo X

Então… isso não é exatamente um novo começo e EU estaria mentindo se dissesse que não estou interessado em ver o que irá se desenrolar nas próximas semanas. No entanto, a estreia da temporada 11 é, no mínimo, um pouco melhor do que poderia ter sido há alguns anos atrás. Há um certo grau de correção do curso e enquanto isso não significa ótima, ou mesmo boa, a mudança para se concentrar em nossos heróis do FBI, reconhecendo as restrições orçamentárias, mas sem parar de procurar uma nova ameaça à humanidade.

Você consegue lembrar de toda a loucura que terminou na temporada passada? Um Mulder decadente, confrontando o “Canceroso”; uma praga escapando para a natureza; os primeiros tropeços de uma civilização à beira do colapso? Bem, isso foi tudo um sonho. Ou mais especificamente, uma visão. Scully recebe um golpe psíquico que a coloca em coma. Quando ela acorda (depois de enviar o código Morse através de flashes oriundos do cérebro), está determinada a encontrar seu filho, acreditando que o menino é a chave para tudo. Mulder está menos entusiasmado, mas ainda com a determinação em proteger sua parceira. Enquanto isso, o homem que fuma demasiadaente discute seus planos com Reyes… E o Walter Skinner? Pois é galera…

… Será que Skinner poderá ajudar de fato Mulder e Scully?

x files figura 2 - O Retorno De Arquivo X Em Sua 11ª Temporada

E será que Fox Mulder ainda terá forças para tentar encontrar a verdade?

Os grandes golpes proféticos de Scully parece que serão entregues em edições rápidas e com sensação de perigo mesmo quando os detalhes não se mantêm juntos. Eu gosto da atmosfera e da tensão que a série provoca… mesmo ciente que esta “nova” temporada será curta, mais com a cara de uma minisérie. Mesmo depois que a conspiração saiu um pouco de moda, Arquivo X conseguiu lidar por muito tempo com o estilo ao qual Chris Carter criou. O criador já revelou que a reviravolta da 11ª temporada foi planejada desde 1999 e que “My Struggle III” (calma que já explico) não é bastante adequado aos padrões, mas tem seus momentos.

Desta vez, arrumou um jeito de colocar William no centro das coisas, na medida em que parece que todo mundo quer rastreá-lo por motivos relacionados à conspiração. Construir uma história fora da necessidade emocional de Mulder e Scully em encontrar o filho, gera um novo ânimo para a trama, pois substitui uma narrativa inteiramente baseada em preocupações abstratas. Mas agora, dentro de uma história em que William pode ser a chave da revelação de muitas coisas, especialmente no episódio final. Será? … 🙂

Será que tudo será revelado… William, “Canceroso”, Skinner… a raça alienígena?

x files figura 3 - O Retorno De Arquivo X Em Sua 11ª Temporada

A verdade, será que continua lá fora?

Para ser sincero, não tenho certeza da consequência do desenvolvimento que veremos neste… digamos assim: provável desfecho. Pode ser uma grande mentira, é claro, mas se é a verdade, será um choque, embora seja até um pouco assustador. “My Struggle III” (é o primeiro episódio e conhecido também como season premiere) possui vários flashbacks para episódios anteriores, incluindo “En Ami”, o episódio da sétima temporada, em que Scully e o “Canceroso” foram em uma viagem. Esse episódio teve uma cena onde o dito cujo aparentemente drogou Scully, mudou suas roupas e a colocou na cama, e isso foi ruim o suficiente, mas a ideia de que ele também a impregnou (através da “ciência”) é bastante desagradável. Seja ou não que o desagrado funciona na narrativa, continua a ser visto, mas fiquei surpreso que um episódio centrado em conceitos da mitologia como esse ,ainda fosse capaz de me incomodar um pouco. 

O ponto interessante é como “My Struggle III” consegue se enquadrar na trama da conspiração e relacionar à realidade atual da civilização. A pegada sombria e os arrepios tiveram um efeito único na década de 1990, mas se projetarmos em como as coisas estão atualmente nos EUA (olha o cenário político atual… olha o presidente!) e no Mundo (culpa da Coreia do Norte?), será difícil conseguir esse arrepio divertido nos sonhos da febre da noite ou na paranóia da mesma maneira que nós costumávamos ter naquela época.

A 10ª temporada tentou aprofundar uma amálgama estranha do medo da Internet, onde tudo se resume às mesmas ameaças que sempre estiveram lá: o “Homem Fumante” detém um vírus que ele mesmo criou usando DNA alienígena com o qual pretende destruir a maioria da população mundial e recomeçar a humanidade. Isso faz com que as coisas fiquem bastante claras para quem conhece a série, mas com a sensação de que, dada a dificuldade de alguém concordar com qualquer coisa hoje em dia, a exigência agora está mais intensa contra nossos heróis do que nunca fora na época áurea e das tramas de conspiração.

Mas mesmo sendo mais curta, a 11ª temporada promete revelar coisas que estamos aguardando a anos!

x files figura 1 - O Retorno De Arquivo X Em Sua 11ª Temporada

Como uma das frases principais da série… “Não confie em ninguém!”

A minha esperança para esta temporada é que todos os elementos vitais não sejam empurrados à força ou revelados de uma maneira decepcionante, uma vez que os outros escritores estiveram interessados em tal missão. Mas pelo menos não deverá ser um colapso total! Existem os problemas habituais com a motivação do personagem e Gillian Anderson é um tipo de tentativa que deriva para grandes inconstâncias, pois ela mesma já revelou que esse será seu último trabalho com a série… Será? Bem… David Duchovny, ao contrário, parece estar engajado e com muita determinação de revelar ao público todas as verdades que permeiam há anos a atmosfera da trama. Será que teremos os episódios que realmente queremos ver?

Espero que sim e estou pronto para conferir!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Professor Universitário e gamer nas horas vagas. Sempre informado sobre ensino, ciência, tecnologia e games.