NEWS!

O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

E mal começou a nova série de ficção produzida pela Netflix no Brasil, já esta rendendo muita polêmica nas redes sociais e em veículos de informação com intenção de criar um boicote. Chamada de “O Mecanismo“, a série está com a primeira temporada já disponível na plataforma desde o dia 23 de março.

Um aviso importante para os leitores: O artigo a seguir reflete única e exclusivamente a opinião do autor e não do Blog, da equipe ou demais colaboradores do Projeto Universo NERD!

O brasileiro sempre gostou de fazer polêmica e criar rixas, clãs e grupos que se dividem para disputas. E com o advento das redes sociais, isso se tornou exponencialmente épico. Por exemplo, na geologia e astrologia temos Terraplanistas X Globistas, na história e biologia temos Criacionismo X Evolucionismo, na economia Capitalistas X Socialistas, na religião Ateus X Religiosos, no mundo dos games Caixistas X Sonystas ou ainda PCzistas X Consolistas, no YouTube temos Fãs Boys X Haters, na politica Esquerda X Direita e por ai vai…

Como dito repetida e incansáveis vezes por seu criador nas redes sociais, magazines e entrevistas, o diretor José Padilha do filme “Tropa de Elite”, esta série trata-se de uma obra de ficção “baseada na operação Lava Jato“. Antes de cada episódio, ainda há um aviso esclarecendo que “nomes de personagens e situações foram alterados para efeito dramático”. Mesmo assim, apesar de possivelmente conter certas criações fictícias, o que vemos mesmo é que podemos identificar a maioria das figuras a quem o roteiro se refere.

lula joao higino arthur kohl 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

dilma roussef janete roskov 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!aecio neves lucio lemes 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!24158289 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!michel temer samuel thames 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

 

 

 

 

O ex presidente Lula virou “Higino”, Dilma virou “Janete”,  Aécio Neves virou “Lúcio Lemes”, o doleiro Alberto Youssef virou “Roberto Ibrahim”, Michel Temer virou “Samuel Thames”. Algumas mudanças como Petrobrás para “Petrobrasil” e Polícia Federal para “Polícia Federativa” são tão nulas que dispensam explicações. Ah, a famosa operação Lava Jato e base da série manteve-se com o mesmo nome.

 

24158358 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

24158421 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!24158338 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

24158314 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

24158262 150x150 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

 

 

 

 

Outros nomes como o personagem “China” que faz alusão ao “japonês da federal” e Ricardo Bretch que referencia a “Marcelo Odebrecht”, Paulo Rigo que representa o juiz “Sergio Moro” e João Pedro Rangel inspirado no “Paulo Roberto Costa”, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, também aparecem na série. E claro, o protagonista principal da série Selton Mello que interpreta Marco Ruffo e baseado no delegado “Gerson Machado”, o policial que supostamente é o ‘marco zero’ da Lava Jato.

O roteiro é morno com excessos de locuções que poderiam ser dispensáveis ou resumidas e Selton Mello como sempre, passa para aquela fala lenta e sussurrada que beira a incompreensão em alguns momentos.

Agora uma coisa deve ser dita: esse povo doido que acusa a Netflix de agir contra o Brasil ao produzir essa série sofre de paranoia, pois não tem o menor fundamento. A plataforma é eclética e possui programas para todos os gostos e culturas. Desde filmes evangélicos à séries moderninhas, outras que ainda abordam temas raciais e culturais e porque não políticos também? Dizer que “O Mecanismo” é uma série manipuladora de “fake news” sendo que o próprio criador diz que a serie é ficção e defender que o filme “Lula filho do brasil” é verdade absoluta é, no minimo contraditório, não tem fundamento.

Há mais mentiras no filme autobiográfico do que na série em questão… Estranho isso né?… E deixarei ao caro leitor filtrar e decidir o que pode ser considerado verdade ou criação em cada uma das produções.

Mas em uma época de inversão de valores… que vivemos, onde crianças agridem ou desrespeitam pais e professores, onde criminosos ganham bolsas, tratamentos médicos, doações e proteção enquanto suas vitimas são “crucificadas”, desprezadas ou sucumbem sem nenhum tipo de atendimento é normal então, que verdades se tornem mentiras e mentiras se tornem verdades.

Alguns blogs e sites citaram que “ficar sem Netflix seria se afastar da realidade e do que milhões de pessoas no mundo todo estão assistindo”. Estão parcialmente certos, mas se afastar da realidade já é o que partidários e militantes fanáticos fazem há anos. Infelizmente é aquele negócio que eu sempre repito: política não deveria ser partidária, não deveria haver fanatismos, torcidas, militantes. Politica deveria ser pública, para o povo, para se resolver problemas e se prosperar e cuidar da nação. Mas infelizmente no Brasil de hoje, politica virou um fanatismo talvez mais forte e acirrado do que as religiões ou torcidas de clubes de futebol.

padilha 300x200 - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!

Netflix: O Mecanismo, na Press Conference do Rio de Janeiro Belmond Copacabana Palace em Março de 2018. Foto de Alexandre Loureiro.

O diretor e produtor da serie José Padilha, repete incansavelmente que “O Mecanismo” não é sobre um único partido, mas sim, sobre o mecanismo de corrupção que assola a sociedade brasileira não só na política. Assistindo a primeira temporada até o final, você vai ouvir muitas vezes isso!

O grande estopim que gerou a polêmica atual, que agora causa tumulto nas redes sociais, brigas em timelines do Facebook e até um movimento de tentativa de boicote à NetFlix, foi o fato do ex-presidente “Higino” aparecer conivente com o mecanismo, o que fez com que a esquerda da internet se rebelasse por inteira.

Em resumo: tem que ser um esquerdista muito fanático ou boçal para achar que “O Mecanismo” é um crime ou uma série tendenciosa a combater o PT. Inclusive porque a série pega mais pesado com “Lúcio Lemes” (Aécio Neves – PSDB) do que com o próprio Lula e companhia.

Pablo Villaça, crítico da revista Carta Capital (alinhada ao PT), declarou no Twitter que cancelou sua assinatura da Netflix, e baniu todas as produções do serviço em sua coluna “Cinema em Streaming”. Pois é, caro leitor, essa é a diferença de quem escreve de forma partidária, comprada ou por interesses e de quem escreve de forma imparcial e independente. Eu não preciso apagar nenhum dos meu artigos publicados aqui no UniversoNERD.Net, muito menos ignorar a gigante de streaming em minhas resenhas. 🙂

A única coisa que sei é que o tiro entrará pela culatra e essa inútil tentativa de boicote à NetFlix acabará por virar uma grande ação de marketing para a série e a empresa, pois tentaram fazer o mesmo com o longa sobre a Lava Jato “Polícia Federal – A Lei É Para Todos” e o mesmo se tornou a maior bilheteria nacional em 2017.

o mecanismo - O Mecanismo, A Polêmica E O Boicote À NetFlix!
Não tenho nada com à NetFlix, com o PT ou seja lá quem for, porém na minha opinião, o brasileiro deveria se importar menos com tais intrigas e se unir de uma vez por todas pelo interesse geral da população…

… Saúde, Educação, Emprego e Segurança…

… que são os pilares de uma sociedade e que na nossa estão ruindo e desabando enquanto o povo se estapeia em discussões e rinhas ridículas, no inútil palco que se formou da Esquerda x Direita.

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Renato Vargas

É Administrador e Autor do UniversoNERD.Net, Analista de Negócios e de Tecnologia e também Administrador da Liga Game Brasil (liga.ga). Viciado em tecnologia e games, principalmente de simulação, construção e sobrevivência.