NEWS!

Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Olá, Queridos Leitores. .. Dando continuidade à série “Futurama de A à Z”, hoje falarei um pouquinho sobre os episódios da série, darei continuidade aos personagens, e contarei sobre as aparições externas dos personagens. Ah, no final terá uma curiosidade muito legal. Vamos continuar? 🙂

Futurama é, realmente, uma série surpreendente e diferente de todas as outras!

Mais sobre a série Futurama

Para quem não sabe, Futurama é uma série que contém 140 episódios, distribuídos em 7 temporadas! Originalmente, os 72 primeiros episódios, de quatro temporadas, foram redistribuídos e transmitidos em cinco temporadas entre 1999 a 2003. Após esse período, a transmissão foi cancelada e os episódios restantes foram gravados em formato de 4 DVDs, com duração de 90 minutos cada, no período entre 2007 e 2009. Posteriormente, esses episódios foram transmitidos pelo canal Comedy Central, em capítulos de 30 minutos. A transmissão só voltou ao normal em 2010, com uma sexta temporada distribuída em 26 episódios.

Na série Futurama existe a abordagem satírica de alguns temas presentes, na minha opinião com menos eloquência e em um ritmo menos frenético do que “Os Simpsons”, como religião, política e sociedade.

bender e Deus 300x226 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Bender em uma conversa com Deus (Temporada 3, Episódio 20).

No futuro, as grandes religiões como Judaísmo, Cristianismo, Budismo e Islamismo, foram fundidas em uma só, através da Igreja da Amálgama, aqui uma crítica ao plano de acabar e fundir todas as religiões em uma só, como um credo ocultista, que legitime o governo autoritário. Notem que apesar de estarmos falando do século XXXI, existe uma alusão às antigas sociedades secretas também, como os Illuminati ou a própria Maçonaria.

Além disso, esta série não é a primeira animação que faz alusões às sociedades secretas: desenhos antigos como G.I. Joe e Transformers, muito mais antigos, já mostravam a existência dessas sociedades. Vou abordar esse assunto em um post futuro, desvinculado desta série. Mas, estou apenas mostrando a vocês que esse é um assunto que envolve muito mais do que vemos em uma série ou desenho animado.

G.I.JOE  300x140 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

A série G.I. Joe, que faz várias menções aos Illuminatti, uma sociedade secreta que surgiu na época do Iluminismo, por volta de 1700.

TRANSFORMERS 300x224 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Transformers, mais uma vez fazendo menção aos Illuminatti e ao movimento chamado de “Nova Era”.

Uma curiosidade pitoresca sobre a figura acima: como eu disse na legenda, Illuminati é uma sociedade secreta, que surgiu no período do Iluminsismo, por volta de 1700 e que se que se dedicava à verdade científica, mas nesses tempos a sua maior rival, Igreja Católica ordenou um massacre total contra esta sociedade (inquisição, mataram, queimaram, perseguiram, torturavam), enfim, foram os chamados “Derrotados”, liguei os termos “Vingança” e “Transformação”… Há quem diga que os títulos de seus filmes comprovem essa ligação.

E aqui, cito “Anjos e Demônios”, de Dan Brown, que também mostra uma forte ligação entre os termos.

Aposto que vocês nunca haviam ligado uma coisa à outra… não é?

Outro fato bem interessante é que, no futuro o mundo todo é regido por um único governo, onde cada país compõem uma federação com seus respectivos representantes. E adivinhem só? O chefe maior é norte-americano. Coincidência? Isso sem falar da bandeira da Terra que é uma adaptação da bandeira dos EUA.

Um episódio bem interessante sobre isso é o quinto da 1ª temporada, Fear of the Bot Planet!

Nesse episódio, eles devem fazer uma entrega em um planeta habitado apenas por robôs e onde os humanos são uma ameaça. Após serem descobertos, são condenados à morte, caindo em um buraco subterrâneo. Nesse local, descobrem uma sociedade secreta de robôs (mais uma vez a alusão da qual citei anteriormente) que dominam o planeta. Esse governo oculto cria uma imagem maléfica dos seres humanos, causando medo e pânico na sociedade do planeta e tem como objetivo manipular os habitantes e mantê-los na miséria.

fry e leela planeta robos 300x225 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Leela e Fry tentam sair do planeta dos robôs disfarçados, mas não conseguem.

Futurama: Personagens de “A” à “Z”

Hoje, vou listar para vocês alguns personagens secundários… Olhem só:

Lord Nibbler é um Nibbloniano que durante a maior parte do começo da série aparece como um mascote doce e inocente de estimação da Leela. Tem um apetite fora do comum e suas fezes, pequenas esferas negras, podem servir de combustível.

Zapp Brannigan é o general 25 estrelas e mais famoso e popular da Ordem Democrática dos Planetas (D.O.O.P), algo como a ONU do Universo, do ano 3000. Ele é muito convencido, pois se acha o mais elegante, sensual e galanteador. Tem uma paixão por Leela e foi capitão da nave espacial Titanic.

Kif Kroker é o assistente de Brannigan, que vive em sofrimento, por ver a incompetência do general. Isso acaba levando ele a ser totalmente desanimado, indiferente, sarcástico, enquanto o general acredita que ele é seu melhor amigo. Tem um envolvimento amoroso com Amy Wong.

Cubert Farnsworth é o clone do professor Farnsworth, criado pelo professor para dar continuidade ao seu legado científico. Ele é introduzido no episódio “A Clone of My Own”, em que ele rejeita Farnsworth e se torna hostil a toda tripulação do Planeta Expresso.

Dwight Conrad é o gilho de Hermes Conrad e LaBarbara Conrad, que decide seguir os passos do pai, tanto na contabilidade quanto também na questão da burocracia.

LaBarbara Conrad é a esposa de Hermes Conrad e a mãe de Dwight Conrad. Sempre usa roupas que revelam o seu umbigo.

personagens - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Da esquerda para a direita (superior): Lord, Zapp, Kif; (inferior) Cubert, Dwight e LaBarbara.

Aparições Externas

Assim como em “Os Simpsons”, os personagens de Futurama também aparecem em outras séries, como South Park. Como as duas séries são transmitidas pelo mesmo canal, os produtores fizeram uma “brincadeira”, com a ajuda dos patrocinadores: criaram uma fenda no espaço-tempo contínuo e viram o holograma de como seria Fry, Leela, Bender e o resto da trupe se eles errassem de estúdio.

O resultado, vocês podem conferir abaixo:

futurama south park 300x220 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

Como vocês podem ver, o resultado foi bom… mas, nada como os originais, não é mesmo?

Existe, também, aparições de algumas personalidades do mundo da música, como a banda Devo, que fez sua aparição na sexta temporada, bem no retorno da série às telinhas, onde os músicos Beck e Snoop Dogg aparecem com suas cabeças em jarros de vidro e, no caso de Beck, com um corpo adaptado.

banda devo 300x143 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

A banda americana Devo, que fez um sucesso estrondoso na década de 80 com o New Wave.

músicos 2 300x134 - Futurama De A À Z (Parte 2): Um Pouco Sobre A Série, Personagens E Uma Curiosidade

O rapper Snoop Dogg, que fez sucesso desde seu primeiro álbum lançado e ainda faz até hoje… e o músico Becker, que fez sucesso na década de 90 com folk e blues e é bem conhecido atualmente também.

Uma curiosidade bem legal!

Como prometi no início, quero contar um fato curioso, o qual tenho certeza que muitos de vocês não perceberam… No decorrer dos 140 episódios, o número 1729 aparece inúmeras vezes. Mas, tenho certeza que quase ninguém se perguntou o por quê. Olhem só:

  • A nave “Nimbus” tem o número de registro “BP-1729”;
  • No episódio 17, o robô Bender recebe um cartão dizendo que é o 1729º filho de sua mãe;
  • No episódio 69 da série, os personagens viajam para o universo 1729;
  • Os robôs Flexo e Bender, possuem números de séries que são a soma de dois cubos: 17/29.

Viram só? Mas, o porque dessas referências vocês vão descobrir agora….

Em um podcast da emissora BBC, produzido por Anna Buckley, com o título A Brief History of Mathematics: Hardy and Ramanujan, contou-se o por quê dessas referências. O podcast tem duração de 15 minutos e o áudio está em inglês, mas de fácil compreensão. Quem se interessar, clique aqui para conferir.

As referências são originárias de uma relação profissional que se iniciou, há mais de 100 anos, por volta de 1913, entre dois matemáticos: de um lado G.H. Hardy (1877-1947), inglês brilhante e professor na Universidade de Cambridge, que aos dois anos já escrevia números até a casa dos milhões; de outro lado Srinivasa Ramanujan (1887-1920), nascido em Tamil Nadu, na Índia e, aos 2 anos de idade, lutou pela sua vida, após ter contraído varíola. Após muita luta conseguiu sobreviver, mas por ser de uma família muito pobre, não conseguiu sustentar seus estudos. Frequentou a escola primária e seu contato mais precioso, que realmente agregou conhecimento à sua educação, foi o livro “A Synopsis of Elementary Results in Pure Mathematics”, adquirido na biblioteca local. Através desse livro, começou a estudar os teoremas e desenvolver vários trabalhos e estudos que, posteriormente, foram enviados à Inglaterra, na tentativa de que alguém o ajudasse.

Os teoremas chegaram às mãos de Hardy que, maravilhado, ofereceu todas as condições para que Ramanujan fosse para a Inglaterra. Essa parceria deu origem à várias descobertas matemáticas, levando Ramanujan a ser eleito membro da Royal Society, em 1918, mesmo sem ter formação acadêmica. E, apesar de sua morte prematura, seu trabalho continuou a deslumbrar matemáticos modernos como Dr. Ken Keeler.

Pois bem! Como forma de homenagear esse matemático brilhante, Ramanujan, e sua parceria com Hardy, Keeler inseriu o número 1729 na série várias vezes. Esse número era o mesmo que foi atribuído a Ramanujan quando se encontrou hospitalizado e seu amigo Hardy o visitou. Em uma conversa, nessa visita, disse a Hardy que esse era um belo número, pois se tratava do menor número natural representado de duas formas diferentes pela soma de dois cubos: 1729 = 1^3 + 12^3 = 9^3 + 10^3.

Gostaram? Por hoje é só! Até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Data Quality Specialist e Editora da empresa Bare Internacional, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.