NEWS!

Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Olá, Queridos Leitores… Hoje estou de volta, com o último post da série “Futurama de A à Z”. Mas, não fiquem tristes. Este post será especial: falarei um pouco sobre os personagens recorrentes, sobre algumas paródias feitas à filmes, séries e seriados, um pouquinho da mitologia presente e, como estamos em época de festas natalinas, vou trazer um pouquinho sobre essa época em Futurama. Vamos lá?

Ah… E para encerrar, teremos também algumas curiosidades bem legais!

Agora fique confortável em sua cadeira ou sofá e vamos lá!

Mais sobre a série Futurama

Como já disse nos posts anteriores, Futurama é uma série que, assim como outras (Os Simpsons, Uma Família da Pesada, entre outras), faz duras críticas às sociedades, principalmente à americana. Porém, essas críticas são sempre carregadas com muito humor e diversão.

Em Futurama, essas críticas são feitas de forma bem irreverente e peculiar, na maioria das vezes sem arrancar gargalhadas, mas sempre deixando o leitor com um sorriso discreto, enquanto amadurece por um tempo maior a moral apresentada no episódio. Vejam só: uma série que não é tão conhecida e acabou sendo ofuscada por outras exibidas durante o mesmo período, Futurama tem um público peculiar, que não necessariamente é o mesmo de outras séries. O grande pilar que centra a história é exatamente esse…

… um mundo futurista, com os mesmos erros e modelos da sociedade atual, mas que são explorados de forma incisiva, fazendo com que o leitor se prenda ao próximo episódio.

Um outro ponto interessante e que faço questão de destacar é a busca humana incessante pelo sentido da vida, ao longo de eras inteiras. Em um episódio, O Atraso de Fry (The Late Philip J. Fry), o personagem Fry representa a humanidade que, desde o início de sua existência, busca uma maneira de justificá-la.

FIGURA 1 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

No episódio citado, o jovem Fry vaga sozinho, se questionando sobre a razão de sua existência.

Uma crítica severa é feita em um dos episódios, O Formulário Assassino (Attack of The Killer) App, aos zumbis-clientes da Apple. Nesse episódio, aparece o lançamento da indústria, o “eyePhone”, simulando o Iphone, da Apple. Além disso, o robô Bender faz uma referência à data 6 de Agosto de 1991, que é a data em que a internet tornou-se pública a todo o mundo.

Futurama: Personagens Recorrentes

Para quem não sabe, ou nunca ouviu falar nesse termo, personagem recorrente são aqueles personagens que não são fixos na série ou na história. Vamos conhecê-los um pouquinho?

Morbo e Linda: são os repórteres âncoras do jornal √2 News. Sempre noticiam fatos ocorridos na terra. Morbo é alienígena e Linda é humana.  Morbo foi criado inspirado no filme Invasion of The Saucer Men (1957).

Morris e Munda: são os pais de Leela. São mutantes de esgoto e amam Leela profundamente, por isso resolvem deixá-la em um orfanato para que ela tivesse uma oportunidade melhor de vida. Ela acaba descobrindo a verdade e tenta se reaproximar porém, são tentativas frustradas.

Leo Wong e Inez Wong:  são os pais muito ricos de Amy. Eles são humanos de origem chinesa e proprietários de todo o hemisfério ocidental de Marte e do rancho buggalo Wong. Costumam se intrometer na vida amorosa de Amy e importunar ela com relação a ter filhos ou não.

FIGURA 2 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Da esquerda para a direita superior: Morbo, Linda, Morris; inferior: Munda, Leo Wong e Inez Wong).

Paródias

Assim como em outras séries, Os Simpson, por exemplo, em Futurama também existem as paródias feitas a filmes, séries e seriados. Mas, claro, que não são tantas e, em sua maioria, são voltadas ao mundo da ficção científica. Infelizmente, não encontrei vídeos sobre essas paródias, mas vou enumerar algumas para vocês:

1) Episódio: A Nave Espacial Apaixonada (Love and Rocket).

Filme Parodiado: 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: Space Odissey), de Stanley Kubrick.

A maior parte é uma referência ao filme, onde a personalidade da Planeta Expresso é uma paródia ao computador HAL 900, que desenvolve um comportamento psicótico e tenta matar toda a tripulação.

FIGURA 3 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

O computador HAL 900, o software psicótico (ela, pois é uma voz feminina) se transforma em uma psicótica atrás de Bender.

2) Episódio: As quatro partes de Bender (Bender´s Game).

Filme Parodiado: A trilogia de Senhor dos Anéis (The Lord of The Rings).

A adaptação de Fry a Cornwood é uma paródia ao nome de Frodo. O anel, aqui, é substituído pelo “Dado do Poder” e quem se aproxima, torna-se ganancioso. Porém, enquanto “Gollum” possui um destino cruel, Frydo consegue se livrar do seu “eu” mal e chegar aos Gêiseres de Gygax, onde o dado pode ser destruído.

FIGURA 4 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Em uma paródia muito maluca à série O Senhor dos Anéis, os personagens saem em uma busca bem peculiar pelo Dado do Poder.

3) Episódio: O Titanic do Espaço (A Flight to Remember).

Filme Parodiado: Titanic (Titanic).

Após fazer uma entrega no planeta Canibal, Fry, Leela e Bender são recompensados pelo Professor com uma viagem de férias. Junto com o resto da tripulação embarca em uma nave, o Titanic. A história se desenrola com o relacionamento entre Bender e a Condessa de LaRoca, semelhante ao de Jack e Rose.

FIGURA 5 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Nesta paródia, os personagens Bender e Condessa LaRoca embarcam na romântica aventura de Jack e Rose, do filme Titanic.

4) Episódio: Eu Namorei Um Robô (I Dated a Robot).

Filme Parodiado: Além da Imaginação (The Twilight Zone).

Todos fãs de séries antigas e de seriados de terror sabem (ou deveriam saber) que a série “A Porta do Medo” (Scary Door) que aparece de vez em quando em Futurama é uma paródia ao antigo seriado Além da Imaginação (The Twilight Zone). Este episódio, em específico, faz paródia a três episódios da série e onde Fry se apaixona perdidamente pela atriz Lucy Liu, tendo baixado ela em um robô totalmente vazio. Preocupados, Leela, Bender e Zoidberg decidem intervir e colocar um fim nisso.

FIGURA 6 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Leela, Bender e Zoidberg tentam impedir a loucura de Fry, ao se apaixonar pela atriz Lucy Liu.

Existem mais episódio parodiados, mas além disso, existem também muitas referências mitológicas em Futurama, como a criatura conhecida como Pazuzu, e que é uma gárgula criada pelo professor Hubert Farnsworth. As gárgulas, para quem não sabe, são desaguadouros, ou seja, a parte saliente das calhas, para o escoamento da água. Especialmente na Idade Média, as gárgulas tinham aparências grotescas e monstruosas ou animalescas e acredita-se que eram colocadas nos topos das catedrais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo uma atenção constante das pessoas, mesmo nos lugares sagrados.

Pois bem! Voltando ao nosso Pazuzu, após escapar do seu dono, ele se escondeu atrás de uma das asas do Planeta Expresso e reapareceu para salvar Farnsworth, que quase se afogou na fonte da juventude. Essa figura aparece também no episódio A Fera Com Um Bilhão de Costas (The Beasts With a Billion Backs), para resgatar Farnsworth e Ogden Wernstrom da prisão. Coincidência ou não, Pazuzu, na mitologia assíria e babilônica, era o nome do rei dos demônios do vento; na dublagem original é possível ouvir Pazuzu falando em francês: “bonne nuit”, que significa “boa noite”, embora o francês seja uma língua morta no século 31.

FIGURA 7 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

A gárgula Pazuzu, criada por Farnsworth, ganha vida e assusta todos os habitantes.

Episódios Natalinos

Como disse no início, estamos em uma época de festas, alegria, confraternização entre familiares e amigos e nada melhor do que esse espírito para trazer para vocês os dois episódios natalinos da série.

Episódio: “Natal Entre Amigos” (Xmas Story) – 4º episódio da 2ª temporada

O jovem Fry, em uma tentativa de se desculpar com Leela, sai à procura do presente de Natal perfeito. Porém, tem que encontra-lo com um robô de Natal psicótico perseguindo-o. Enquanto isso, Bender está trabalhando de voluntário em um abrigo. Um ponto interessante neste episódio é que o professor Zoidberg fica nu a todo momento: ele fica nu ao abraçar o jovem Fry, ele joga xadrez nu, no Planeta Expresso e ao cantar a música ele também está nu. Tenho certeza que vocês estão se perguntando o por quê disso…

Muito bem: alguns críticos dizem que isso funciona como uma tentativa de explicação de que, no futuro, os conceitos de pudor que temos em nossa sociedade atual, estarão tão ultrapassados quanto qualquer evidência de juízo em um homem de 160 anos… e, como disse no primeiro post, não é para fazer muito sentido, uma vez que os autores mesmo não se preocuparam com isso.

FIGURA 8 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

Leela, Bender e Fry, em busca do Natal perfeito… mas, ao invés disso, se metem em várias confusões.

Episódio: “Uma História de Dois Papais Noéis” (A Tale of Two Santas) – 3º episódio da 3ª temporada

É Natal e, após uma expedição ao Pólo Norte de Netuno, o vil Papai Noel fica preso no gelo e Bender assume o posto, para trazer a boa vontade e a paz do tempo de Fry de volta ao feriado. Porém, ele é confundido com o Papai Noel assassino, é preso e sentenciado à execução do magnetizador.

FIGURA 9 - Futurama De A à Z (Parte Final): Um Pouco Sobre A Série, Personagens, Paródias, Mitologia e Curiosidades

O Papai Noel assassino, preso no gelo, faz com que Bender acabe preso, ao tentar substituí-lo.

Mais algumas Curiosidades

Por ser o último post desta série, selecionei um assunto que vocês vão adorar: Invenções! Porém, como são muitas, selecionei apenas as mais interessantes, mas não deixem de ler sobre as outras! Olhem só:

  • Cabeça em Jarros: criadas por Ron Popeil, em algum lugar do século XXI, essa tecnologia permite manter vivas as cabeças dos seres humanos, através do líquido dentro do jarro conhecido como H20GFAT, em mistura com oxigênio, nutrientes e pó de opala, que permite a criação de uma bolha temporal, para que as pessoas se lembrem de suas realizações.
  • Cheiroscópio: criado pelo professor Hubert Farnsworth, em 2999, é um telescópio para odores, ou seja, pode sentir cheiros do outro lado do Universo. Ele também tem um classificador chamado de Cheirômetro.
  • Relógio da Morte: criado pelo professor Hubert Farnsworth, em 2999, determina quanto tempo o usuário irá viver, porém não com exatidão, graças ao livre arbítrio, que dá uma margem de erro de segundos.
  • Máquina do Renascimento: criada pelo professor Hubert Farnsworth, em 3010, permite ressuscitar pessoas através de células-tronco. Após todo um processo, o corpo passa pelo “parto”, semelhante ao parto normal.

Bem, meus queridos, por hoje é só! Logo estarei de volta com mais uma série e se você gostaria de saber sobre alguma, basta deixar sua dica e comentário aqui que anotarei com todo carinho!

Até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net, Professora de Língua Portuguesa e Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.