NEWS!

Cinerama: TWD, Análise Completa Da Série

Cinerama: TWD, Análise Completa Da Série

Continuando a série CINERAMA, onde abordo séries de TV que me cativaram de alguma forma ou até mesmo as que não me agradaram tanto, para proporcionar dicas do que assistir e orientar aos nossos leitores quanto às que podem ser de seu deleite. Espero que gostem! Essa é a minha QUARTA de muitas análises.

THE WALKING DEAD ou TWD

É uma série do gênero Drama/Ficção pós-apocalíptica e que teve seu inicio em 2010 nos Estados Unidos da América. A série está em curso e ainda não teve seu fim até a publicação deste post.

TWD é uma serie super aclamada, a qual recebeu muitas indicações a prêmios, para o Writers Guild of America Awards e o Golden Globe Awards, na categoria de melhor série dramática. Possui fortes registro de audiência, como o de 12,42 milhões de espectadores no último episódio da sua 3º temporada e o episódio de drama mais assistido da história da televisão a cabo, com 17,29 milhões de telespectadores em sua 5º temporada.

The Walking Dead, Temporada 4, Parte B na FOX.

The Walking Dead é uma série baseada nos quadrinhos de mesmo nome, criados por Robert Kirkman. O seriado se passa em um ambiente pós apocalipse zumbi, onde a maior parte da população da terra está infectada por um vírus misterioso que os transforma em mortos-vivos. Os poucos sobreviventes da epidemia se unem em um grupo seleto para encontrar um novo lar; este grupo é liderado por Rick Grimes (Andrew Lincoln), um policial que acordou de um coma em um hospital cercado por zumbis. Rick saiu então a procura de seu filho Carl (Chandler Riggs), e de sua esposa Lori (Sarah Wayne Callies)… após um tempo ele encontra Shane (Jon Bernthal) seu ex-parceiro na polícia e se junta ao grupo com Andrea (Lauren Holden) e Glenn (Steven Yeun) um destemido entregador de pizza e excelente batedor para o grupo…

…A partir dai, o grupo tem sua formação inicial!

Impressão Pessoal e Avaliação

Quem já leu meu primeiro post, sobre a série LOST, ou os demaissabe que quando analiso uma série, não avalio apenas um quesito isolado e sim, a obra toda em si. TWD foi escolhida como meu quarto post da série Cinerama, sendo uma série com muita audiência, ação e muito drama, embora em alguns momentos tenha um certo grau de violência extrema, isso não tem impactado seus fãs de forma negativa. No ato da escrita deste post, ela se configura na sétima posição do meu ranking (confira o ranking, pois pode mudar se você estiver lendo este post em outra época) e, como já dito antes, deixarei as análises do primeiro ao terceiro colocados por último.

Enquanto não sai as análises dessas emocionantes séries, divirta-se lendo as que eu já escrevi!

The Walking Dead, para tentar fugir do roteiro clássico de filmes e séries sobre zumbis, tentou sempre contar muitas histórias ao mesmo tempo, porém, em algumas temporadas, isso passou um pouco dos limites e acabou proporcionando uma narrativa que em muitos momentos soou bagunçada e cansativa e que talvez tivesse desfechos melhores, como por exemplo, na guerra entre Alexandria, Hilltop, O Reino e os Salvadores. Mas isso não impactou negativamente, mesmo porque, a série já vinha sofrendo com queda de audiência. Os roteiristas sempre apostaram em surpreender os fãs a cada nova temporada, com reviravoltas ou mortes que chegaram a chocar os mais sensíveis. Outro artifÍcio usado é a eliminação ou inclusão de personagens fortes como o Governador e Negan, para reforçar a trama e impedir que a derrocada continue.

O confronto constante com zumbis já não faz falta, pois há tempos que TWD deixou claro que os maiores inimigos são os próprios humanos. No 7º ano da série, o trunfo da temporada foi Negan, que aterrorizou com seu bastão “Lucille” e, pelo visto, isso se seguirá mais um pouco para a 8ª temporada. Em alguns pontos, traz mais do mesmo, mas em contra partida, o esforço dos roteiristas para renovação devem ser levados em consideração, tanto que em muitos pontos, foram feitas grandes adaptações e modificações em relação à HQ, a fim de recuperar o nível de audiência que a série vinha perdendo nos últimos anos. Grande parte dessas modificações foram bem aceitas pelo publico em geral e, em alguns casos, surpreenderam mais positivamente do que tiveram resistência em relação aos fãs dos quadrinhos.

Estes são os principais personagens da série.

 

O Governador (Temporada 3), Episodio 16 “Welcome to the Tombs” – Crédito: Gene Page/AMC.

O Governador, tanto na série de televisão como nos quadrinhos, aparece pela primeira vez na 3º temporada, e é o líder de Woodbury. A instabilidade emocional, personalidade excêntrica e insana se torna visível quando ele entra em conflito com o grupo de Rick, jurando eliminá-los. Na 4º temporada, ao encontrar uma nova família, ele parece estar dividido entre a redenção de seus atos e a sua velha personalidade excêntrica e insana, como um meio de garantir a sobrevivência desta nova família.

Os Salvadores são um grupo potencialmente armados, com motoqueiros que saqueiam pessoas nas estradas.

Muitas vezes, algumas dessas pessoas revelam comunidades em troca de conseguir proteção e segurança para si mesmas!

Negan é o sarcástico e perigoso líder dos Salvadores, um grupo de sobreviventes que extorquem outros sobreviventes, exigindo metade de seus suprimentos e de suas produções a cada uma ou duas semanas, oferecendo em troca proteção contra zumbis e outros humanos (inclusive, eles próprios).

Quando o grupo de Rick tenta levar Maggie para Hilltop para assistência médica, os Salvadores encurralam eles. Negan exige que Alexandria comece a lhe dar metade de seus suprimentos, e reforça seu mandado matando Abraham e Glenn com seu taco de beisebol com arame farpado, chamado por ele de Lucille. Negan é um homem sádico e inescrupuloso por natureza, exigindo que todos os seus subordinados o adorem, além de ter várias esposas.

Chandler Riggs é Carl Grimes, Jeffrey Dean Morgan é Negan – Temporada 7, Episodio 7 – Credito: Gene Page/AMC.

Um episódio marcante ocorre quando Negan tem uma conversa extremamente agressiva com Carl, ao pedir para o jovem cantar enquanto ele encena os movimentos que vitimaram Abraham e Glenn e a reconstrução do castigo com ferro quente, o mesmo castigo pelo qual Dwight passou e destruiu metade do seu rosto. Carl não esconde seu ódio contra Negan, que, por sua vez, demonstra ter uma estranha admiração pelo garoto.

 

 

TWD acabou derivando uma outra série em paralelo denominada “Fear The Walking Dead”, que se passa no mesmo universo, porém explora o início do apocalipse dos mortos-vivos sob os olhos de uma família conturbada. Em contra partida da série principal, onde os acontecimentos se passam pós apocalipse, nesta a trama ocorre durante o surto zumbi.

Na trama um misterioso surto ameaça a frágil estabilidade que a orientadora escolar Madison Clark e o professor de inglês Travis Manawa conseguiram criar.

Ambientada em Los Angeles, a série mostra o inicio de tudo e a temível desintegração da sociedade pela ótica de uma família disfuncional quando a sociedade que conhecemos começa a ruir.

Algumas diferenças entre o HQ e a Série.

IRMÃOS DIXON

Segundo Robert Kirkman, Daryl é um dos personagens mais queridos entre os fãs da série, porém os irmãos Dixon não existem nos quadrinhos.

RICK

Perdeu uma mão no HQ durante um encontro com o Governador, que decepa a mão de Rick sem piedade. Já na série, essa cena foi removida, pois Robert Kirkman, o criador de TWD, entendeu que Rick perderia grande mobilidade para cenas com muita ação.

SHANE

Considerada como a melhor adaptação dos quadrinhos para a série, na HQ, Shane morreu ainda no acampamento, assassinado por Carl Grimes. Detalhe que ele não estava transformado em zumbi. Na série morreu no final da 2º temporada.

HERSHEL

Nos quadrinhos, Tyreese foi morto durante o ataque na prisão, feito pelo governador: teve sua cabeça decepada. Já na serie permaneceu vivo e Hershel foi quem foi decapitado nas mãos do Governador.

 

ANDREA

Em oposto a série televisiva, nos quadrinhos Andrea é uma das personagens principais, além de ser bastante durona, ela é a melhor atiradora do grupo. Foi considerada uma segunda mãe para o Carl, pois ficou com Rick nos HQ’s e morreu mordida por um zumbi somente na edição 167.

MICHONNE

Nos quadrinhos, Michonne massacra o Governador, pois o mesmo estuprou-a durante dias enquanto ela permanecia amarrada. Ao contrário da série televisiva, aonde Michonne furou apenas um dos olhos do governador, no HQ a moça arrancou seu braço fora, usou de pregos e marteladas para prender os testículos dele em uma madeira, arrancou unha por unha com um alicate, furou seu ombro com uma furadeira, usou também um maçarico e enfiou uma colher você já pode imaginar aonde… e depois arrancou um olho usando esta mesma colher e fez tudo isso com ele vivo!

ALEXANDRIA

Nos quadrinhos, o líder de Alexandria é Douglas Monroe e não Deanna Monroe.

CAROL

Uma personagem bem diferente nos quadrinhos é Carol, uma das personagens mais queridas da serie televisiva. Na HQ é jovem e imatura, ficou bastante sentimental, pois passou por depressão com a morte de sua filha e pela traição de Tyreese com a Michonne. Fora o fato de beijar a Lori, querendo formar um triangulo amoroso e ser a segunda mãe da Judith (que morre na prisão). Na HQ, a garota se assassinou abraçando um zumbi!

NEGAN, ABRAHAM E GLENN
Na série, o grupo denominado de Salvadores aparece e Negan, seu temido Lider, logo em sua primeira aparição nos quadrinhos ”estoura” a cabeça de Glenn usando a temível Lucille (seu taco de beisebol com arame farpado). Vemos, então, a morte de 2 personagens: Glenn, seguindo a cronologia das HQs. A grande surpresa e que não estava nos quadrinhos: Abraham, que morreu nos quadrinhos por causa do Dwight.

A morte antecipada de Abraham na série foi trocada pela Olivia. Robert Kirkman pôde alterar tudo que ele se arrependeu de fazer nos quadrinhos. A série foi lançada em 2010, enquanto os quadrinhos já existem há muitos anos e hoje se encontram bem à frente da série televisiva!

X

DADOS TÉCNICOS

Primeiro episódio: 31 de outubro de 2010
Episódio final: A série ainda está em curso
Número De Temporadas: 7
Temas musicais: The Walking Dead theme song
Compositor da música tema: Bear McCreary
Produtor(es): Jolly Dale, Caleb Womble, Paul Gadd, Heather Bellson
Produtor(es) executivo(s): Frank Darabont, Gale Anne Hurd, David Alpert, Robert Kirkman, Charles H. Eglee, Glen Mazzara, Scott M. Gimple, Greg Nicotero, Tom Luse
Distribuída por: AMC, Fox Broadcasting Company, AMC Networks
Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Chandler Riggs, Melissa McBride, Steven Yeun, Lauren Cohan, Danai Gurira, Sonequa Martin-Green, Christian Serratos, Emily Kinney, Josh McDermitt, Alanna Masterson, Scott Wilson, Laurie Holden, Michael Cudlitz, Seth Gilliam, Sarah Wayne Callies, Lennie James, Ross Marquand, Chad L. Coleman, Jon Bernthal, David Morrissey, Jeffrey DeMunn, Lawrence Gilliard Jr., Austin Nichols, Michael Rooker, Austin Amelio, Alexandra Breckenridge, Tovah Feldshuh, Tom Payne, Jeffrey Dean Morgan, Xander Berkeley, Khary Payton, Andrew J. West

X
Avaliação Final

ROTEIRO 4/5

ATUAÇÃO 5/5

CRONOLOGIA 5/5

INOVAÇÃO 3/5

ENCERRAMENTO 2/5

NOTA FINAL 19 de 25

TWD encerra com 19 de 25 possíveis estrelas na minha avaliação e, sendo o 7º lugar na classificação, mas com uma ressalva, visto que no ato da escrita deste post a série ainda não terminou. Ela obteve apenas 2 estrelas, classificação (média) e temporária que dou as séries em andamento. Então no termino desta série ela poderá subir ou cair no ranking dependendo da classificação do seu final. 

RANKING ATUAL DE RENATO VARGAS – Última Atualização em 29/05/17

1 Arquivo X
2 House
3 Dexter
4 Lost
5 Chuck
6 SuperNatural
7 The Walking Dead
8 Revolution
9 Os 3%
10 The 100
11 Falling Skies
12 Grimm
13 Terra Nova
14 Breaking Bad
15 How to Get Away with Murder
16 24 Horas
17 The Returned

____________________________________________

CINERAMA é uma série onde o autor faz uma análise pessoal e crítica de séries e filmes. Spoilers são evitados, mas pode sair algum sem querer. ESTE É O QUARTO TEXTO!

Se você gostou deste post não deixe de registrar sua participação através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog e curtir nossa Página no Facebook, acompanhar nossas publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e promoções!

Tags:
Renato Vargas

É Administrador e Autor do UniversoNERD.Net, Analista de Negócios e de Tecnologia na Nexus VR e também Administrador da Liga Game Brasil (liga.ga). Viciado em tecnologia e games, principalmente de simulação, construção e sobrevivência.