NEWS!

Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da Série

Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da Série

Continuando a série CINERAMA, onde abordo séries de TV que me cativaram de alguma forma ou até mesmo as que não me agradaram tanto, para proporcionar dicas do que assistir e orientar aos nossos leitores. Espero que gostem da análise de Arquivo X (The X-Files)! Esta é a minha SEXTA análise, que iria ficar para o final da série de artigos, mas antecipei devido ao retorno desta série que gosto e considero magnífica.

ARQUIVO X ou THE X-FILES

Arquivo X estreou em 1993 e durou nove temporadas até 2002, somente 14 anos depois voltou com a décima temporada em 24 de Janeiro de 2016. E a 11ª temporada estreou recentemente em janeiro deste ano. A série aborda sobre dois agentes do FBI que, por motivos distintos, são designados para um departamento que cuida de casos misteriosos, denominados de “Arquivos X”. Fox William Mulder (interpretado por David Duchovny) é o agente crédulo, que dedicou sua vida a desvendar o oculto e que acredita que a própria irmã foi abduzida por alienígenas. Dana Scully (interpretada por Gillian Anderson) é uma médica, muito cética, que foi selecionada pelos altos escalões do FBI para invalidar as teorias “fantásticas” do agente Mulder.

O seriado Arquivo X foi o primeiro programa da era “série-segredo”, em que era necessário ir montando um quebra-cabeças para chegar até a resolução do mistério que envolvia a trama e em pouco tempo, a série virou um grande fenômeno televisivo. Neste tempo, em que a internet ainda “engatinhava”, a popularidade da série era totalmente apoiada no boca-a-boca e em publicações de revistas especializadas. Sua importância no cenário do entretenimento foi imensa, porque foi a partir dela que os estúdios começaram a perceber que os fãs estavam dispostos a absorver dramaturgias mais elaboradas.

Com isso, recebeu muitos prêmios importantes mesmo com uma temática de ficção científica e até hoje é um dos títulos que representam lucro num mercado com vasta opções.

Também foi com esta série que assuntos ridicularizados como paranormal e a existência de vida extraterrestre, puderam ser retratados de modo mais incisivo. Os roteiros eram apoiados em conspirações governamentais, documentos sigilosos, lendas e mitos milenares. E tudo era contraposto com uma visão científica, deixando para o espectador a opção de aceitar ou não os fatos. Foi realmente surpreendente para o público e para a “engrenagem” da televisão, a forma como transformou o modo de se contar uma história.

Uma divisão de águas?

Podemos dizer que Arquivo X é para o mundo das séries o que Matrix foi para o cinema ou talvez até mais influente, sendo que os filmes se dividem em “am e pm” (antes de matrix e pós matriz) como as séries se dividem em “ax e px” (antes de arquivo-x e pós arquivo-x) de tão nítidas que são algumas influencias que se sucederam nos filmes e nas séries posteriores ate os dias atuais. Por exemplo, na série Supernatural, se percebe muito de Arquivo X e não é só por causa do sobrenatural, mas tem muito mais coisas em comum, como a cronologia de mistérios, a temática obscura, o tipo de atmosfera. Além disso, há dois 2 viajantes com crenças diferentes. mas unidos por um amor incondicional um pelo outro onde atravessam o pais num carro à procura de casos estranhos em diversas cidades dos EUA. Realmente, não tem muito em comum?

Pois é, caro leitor, aposto que alguns não tinham notado isso até ler essa parte. Arquivo-X e Sobrenatural possuem mais em comum do que as piadas infames de Dean Winchester sobre a própria série Arquivo X.

x files figura 1 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da Série

Semelhanças entre Arquivo X e Supernatural

As duas maiores séries já feitas sobre temas sobrenaturais tem muito mais em comum do que só o tema sobrenatural em si. Segue abaixo 10 semelhanças citadas por fãs em diversos sites/blogs sobre as séries:

  1. As temporadas possuem um tema principal, geralmente um problema que aparece no início para ser resolvido (arco narrativo), mas os episódios possuem também seus próprios temas;
  2. Dean Winchester ainda criança viu sua mãe ser vítima de um demônio, Fox Mulder com 8 anos viu sua irmãzinha ser levada por alienígenas;
  3. Dean e Sam Winchester tem personalidades opostas e vivem em conflito mas possuem laços de amizade fortíssimos. Fox Mulder e Dana Scully brigam como irmãos mas não vivem um sem o outro;
  4. Na primeira temporada de Sobrenatural, no episódio 9, “Volta ao Lar“, os Winchester enfrentam um poltergeist. Na primeira temporada de Arquivo X, no episódio 6, “Sombras“, Mulder e Scully também enfrentam um poltergeist. Nas duas séries, há metamorfos e outros inimigos em comum;
  5. Dean e Sam se apresentam e agem como agentes do FBI sempre. Mulder e Scully enganam os chefes e pegam casos que estão proibidos pelo FBI para investigações e, apesar de serem agentes do próprio FBI, estão enganando as pessoas para resolver os mistérios de forma bem parecida com a dos Winchester;
  6. Mulder e Scully viajam o país inteiro sempre no mesmo carro emprestado do FBI, um Ford Taurus, enquanto Dean e Sam também viajam por todo território dos EUA com seu famoso Impala 1967.
  7. O ator que fez o sensacional demônio Crowley, Mark A. Sheppard, em Supernatural, também esteve em Arquivo X na primeira temporada. John Shiban foi roteirista dos dois seriados. Jim Beaver (Bobby Singer), Chad Lindberg (Ash), Frederic Lehne (Azazel), Katharine Isabelle (Ava Wilson) e Nicki Aycox (demônia Meg) também estiveram em Arquivo X.
  8. Tanto Sam e Dean quanto Mulder e Scully precisam visitar necrotérios e autópsias para entender casos.
  9. Dean é o homem de ação enquanto Sam é o de inteligência em Supernatural. Mulder é também o homem de ação e Scully a inteligência da dupla em Arquivo X.
  10. Em Supernatural, Sam entra numa repetição sem fim onde acorda e tem que assistir Dean morrer todos os dias. Em Arquivo X há um episódio idêntico.

Há também uma outra semelhança que não vi ninguém citar, mas considero relevante, pois acredito que os “pistoleiros solitários” (Arquivo X) tem muito em comum com Bob Singer e Ash (Supernatural), pois assim como os primeiros eram consultores para Mulder, os últimos também tinham funções inteligentes para os Winchesters, com fontes misteriosas, muitos contatos e coisa e tal.

Impressão Pessoal e Avaliação

Eu não tenho nada a criticar e são só elogios, pois para mim é a maior e melhor série de ficção e suspense já produzida de todos os tempos. Quem nunca assistiu deveria ver pelo menos os episódios do inicio da primeira temporada, e quem assistiu deve continuar agora no retorno da serie em sua mais recente 11º temporada.

Além de ser pioneira, como citei anteriormente, criando um estilo que virou modelo a se copiar por muitas séries das ultimas 2 décadas, Arquivo X tem muita historia, ótima cronologia, excelentes atores, quebra-cabeças e suspenses magníficos, contendo um roteiro extremamente criativo para a época, que não era visto nem discutido abertamente como é hoje. Enfim, foi uma série que posso dizer que estava à frente do seu tempo e com certeza será muito difícil alguma nova produção conseguir superar.

E Arquivo X é, na minha opinião, a melhor série de ficção e suspense de todos os tempos, e por isso figura invicta na primeira posição do meu ranking pessoal.

Agora, atenção leitores: o texto a seguir pode conter spoilers para você!

Personagens principais

Fox Mulder fox mulder 150x150 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da SérieAgente Mulder

Fox William Mulder, nasceu em 13 de Outubro de 1961 e se formou bacharel em Psicologia na Universidade de Oxford, em 1986. Ingressou mais tarde na academia de treinamento do FBI. Em 1988 foi designado para a Unidade de Crimes Violentos (UCV), destacando-se em seu primeiro caso, a perseguição do perigoso assaltante de bancos, John Barnet. Trabalhava traçando os perfis dos criminosos. Atormentado com o desaparecimento de sua irmã mais nova Samantha Mulder, que ocorreu em 27 de Novembro de 1973, ainda jovem fez uma regressão hipnótica com o Dr. Heitz, pela qual ficou convencido não só de que sua irmã fora abduzida por forças extraterrestres, mas também que foi imobilizado por essas mesmas forças. Isso resultou numa mudança em sua carreira. Foi quando encontrou o Arquivo X, que eram um amontoado de casos arquivados inexplicáveis e não resolvidos pelos FBI, com referência ao paranormal, onde apartir dai resolveu dedicar-se a eles. Mulder é um agente extremamente competente e se destaca profissionalmente, mas possui crenças não convencionais e por isso recebeu o apelido de “Spooky” (estranho).

dana scully2 150x150 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da SérieAgente Scully

A agente especial Dana Scully é uma médica legista e acredita firmemente na razão, pensa haver uma explicação científica por detrás de cada Arquivo X. Scully foi da escola de medicina para o FBI, onde deu aulas por dois anos no centro de treinamentos. De lá foi designada para trabalhar com Fox Mulder na divisão do FBI conhecida como “Arquivos X”, com o objetivo de descreditá-lo e desqualificando seu trabalho. Durante os anos que trabalharam juntos, sua confiança nos instintos de Mulder e seu respeito por sua integridade enfraquecem o seu ceticismo. Ela acredita num universo que se pode compreender através da ciência, o que é constantemente desafiado pelos casos que investiga com Mulder. Longe de ser uma espiã trabalhando para os burocratas, boicotando o trabalho de Mulder, Scully é uma parceira integralmente dedicada e concentrada em reunir as duras evidências que provarão que a verdade está lá fora.

CANCEROSO ou “O Homem Fumante”

360px OHomemFumante XFiles 150x150 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da SérieAtua como o arqui-inimigo do agente Mulder. Apesar de seu nome ter sido revelado na sexta temporada como sendo supostamente C. G. B. Spender, os fãs continuam a chamá-lo de canceroso porque ele é sempre visto fumando cigarros Morley e porque, como muitos outros vilões, possui vários pseudônimos. Apesar de dizer apenas quatro palavras durante toda a primeira temporada, “o canceroso” acabaria por se transformar no principal antagonista da série. Em suas primeiras aparições é visto nos escritórios do Chefe de Divisão Scott Blevins e do Diretor Assistente Walter Skinner, os supervisores de Mulder e sua parceira Scully. O canceroso é um homem poderoso que trabalha para o governo dos EUA, também sendo um dos membros chave de uma conspiração governamental conhecida apenas como “O Sindicato”, que está escondendo a verdade sobre a existência de alienígenas e seu plano para colonizar a Terra. Mesmo após a destruição da maior parte do Sindicato, seu poder e influência continuou grande.

Walter Sergei Skinner

Skinner2016 150x150 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da SérieO diretor assistente Walter Skinner, supervisionou o Arquivo X, casos com circunstâncias particularmente misteriosas ou possivelmente sobrenatural que não foram resolvidos pelo FBI. Fox Mulder, o agente encarregado dos “Arquivos X”, acredita em encontrar a verdade por trás da suposta conspiração. Representado pelo ator americano Mitch Pileggi, Skinner só se tornou um personagem principal após a nona temporada, pois era um personagem recorrente durante as temporadas anteriores.

 

content pic 150x150 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da Série

Os Pistoleiros Solitários

O grupo é composto por um trio de hackers que adoram uma teoria da conspiração, ajudam Mulder com informações através de uma ampla rede de contatos e utilizam suas habilidades em conseguir informações secretas. Tiveram sua própria série em 2001 derivada do Arquivo X, porém a mesma foi cancelada possuindo apenas uma temporada com 11 episódios. Mulder e Skinner fizeram aparições nesta série.

 

x files figura 1 - Cinerama: ARQUIVO X, Análise Completa Da Série

E a verdade continua lá fora?

DADOS TÉCNICOS

Primeiro episódio: 10 de Setembro de 1993

Episódios finais:
9ª temporada em 19 de Maio de 2002
10ª temporada (mini serie) em 2016
11ª temporada em 2018

Número de temporadas: 11

Compositor da música tema: Mark Snow

Produtor: Chris Carter

Produtor(es) executivo(s): R. W. Goodwin, Howard Gordon, Frank Spotnitz, Vince Gilligan, John Shiban, Kim Manners, Glen Morgan, James Wong, Michelle MacLaren, Michael W. Watkins, David Greenwalt

Empresas de produção:
Ten Thirteen Productions
20th Television (1993-95)
20th Century Fox Television (1995-2002, 2016 e 2018)

Emissoras de televisão: Fox, FX, Rede Record, TCM, TVI e RTP (Portugal)

Elenco principal: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Robert Patrick, Annabeth Gish

Avaliação Final

ROTEIRO 5/5

ATUAÇÃO 5/5

CRONOLOGIA 5/5

INOVAÇÃO 5/5

ENCERRAMENTO 4/5

NOTA FINAL 24 de 25

Arquivo X obtêm 24 de 25 possíveis estrelas na minha avaliação e ocupando o 1º lugar na minha classificação pessoal, mas ainda aguardando a finalização da 11ª temporada, para quem sabe, obter uma estrela a mais ou a menos dependendo do resultado final, visto que essa classificação foi baseada até a 10º temporada, sendo que a 11ª temporada ainda está em curso.

Um pequeno alerta aos novatos:

Se você não viu a série na década de 1990, porque não era nascido, ou era muito pequeno ou porque havia sido abduzido, não perca mais tempo e assista todos as temporadas anteriores. E há um artigo no blog abordando sobre o retorno da série!

RANKING ATUAL DO AUTOR – Última Atualização em 09/03/2018

1 Arquivo X
2 House
3 Dexter
4 Lost
5 Chuck
6 SuperNatural
7 The Walking Dead
8 Revolution
12 Macacos
Breaking Bad
Grimm
The 100
Sherlock
Os 3%
Terra Nova
O Atirador
How to Get Away with Murder
24 Horas
The Returned
Black Mirror
Once Upon a Time
La Casa de Papel
The Expanse
13 Reasons Why
Paranoid
Travelers
 Bates Motel
 Elementary
 Falling Skies
 The Sinner
 Mindhunter

_________________________________________________

CINERAMA é uma série onde o autor faz uma análise pessoal e crítica de seriados e filmes.

ESTE É O SEXTO TEXTO!

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções!

Tags:
Renato Vargas

É Administrador e Autor do UniversoNERD.Net, Analista de Negócios e de Tecnologia e também Administrador da Liga Game Brasil (liga.ga). Viciado em tecnologia e games, principalmente de simulação, construção e sobrevivência.