NEWS!

Assassinato No Expresso Do Oriente… Um Mistério Sobre Trilhos!

Assassinato No Expresso Do Oriente… Um Mistério Sobre Trilhos!

Olá, Queridos leitores. Esta semana, mais precisamente amanhã, teremos a pré-estreia de um clássico da literatura britânica nos cinemas: Murder on the Orient Express (Assassinato no Expresso do Oriente), da escritora inglesa Agatha Christie. Aliás, uma das minhas favoritas e uma das primeiras obras desse porte que li. Esta é a segunda versão do filme e estou curiosíssima para assistir.

Por isso, resolvi escrever este post, para contar para vocês um pouquinho sobre essa escritora fabulosa e também sobre uma das melhores obras de seu legado. Vamos começar?

Um pouquinho sobre a autora

Agatha Mary Clarissa Christie, conhecida como Agatha Christie, para quem não sabe, é um dos grandes nomes do romance policial. Por isso, ficou conhecida como a Rainha/Dama do Crime. Realmente, quem já leu e conhece suas obras sabe que ela tinha um jeito único de escrever. Sei que sou um pouco suspeita, mas…

…resumindo em poucas palavras: impossível ler suas obras e não gostar!

Nascida na cidade de Torquay, Inglaterra em 1890, atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa, mas ficou conhecida no subgênero romance policial. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 80 obras e algumas sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

agatha christie  - Assassinato No Expresso Do Oriente... Um Mistério Sobre Trilhos!

A escritora, Agatha Christie, com seu semblante sereno e sempre o ar de mistério.

Segundo o Guiness Book, o “Livro dos Recordes”, ela é a romancista mais bem-sucedida na história mundial da literatura. Em número total de livros vendidos, chegando a mais de 4 bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI, perde apenas para o dramaturgo e poeta William Shakespeare (meu favorito) e para a Bíblia Sagrada. Suas obras já foram traduzidas e adaptadas para mais de 100 idiomas.

Seu livro mais vendido e aliás, o livro que figura na lista dos mais vendido de todos os tempos, é Ten Little Niggers, publicado no Brasil como “E Não Sobrou Nenhum” ou “O Caso dos Dez Negrinhos”, de 1939. Dessa obra, como de outras também, nasceram várias adaptações e até peças teatrais.

livro e rascunho - Assassinato No Expresso Do Oriente... Um Mistério Sobre Trilhos!

Um dos grandes sucessos, mas muito polêmico também, Ten Little Niggers (à esquerda) e o rascunho para a peça de teatro (à direita).

Em 1971, foi condecorada pela Rainha Elizabeth II, com o título equivalente a “Sir”. Escritora completa, ficou conhecida por seus personagens emblemáticos e metódicos como o detetive belga “Hercule Poirot” e a idosa detetive amadora “Miss Marple” ou “Jane Marple”.

hercule e marple - Assassinato No Expresso Do Oriente... Um Mistério Sobre Trilhos!

O organizado e impecavelmente bem vestido Hercule Poirot e a misteriosa e divertida Miss Marple.

Agatha Christie foi a pioneira em criar desfechos extremamente impressionantes e imprevisíveis, sendo que é praticamente ao leitor descobrir quem é o assassino em seus contos. Ela iniciou sua carreira em 1916, com The Misterious Affair at Styles (O Misterioso Caso de Styles), sendo que o livro foi publicado em 1920 pela editora Bodley Head, vendendo 2.000 cópias, após ser rejeitado por 6 editoras. Em seguida, vieram outras obras de sucesso como The Secret Adversary (O Adversário Secreto), The Murder on the Links (O Assassinato no Campo de Golfe), The Man in The Brown Suit (O Homem do Terno Marrom), Poirot Investigates (As Investigações de Poirot) e muitas outras. Mas, sucesso mesmo, ela obteve em 1926 com a publicação de The Murder of Roger Ackroyd (O Assassinato de Roger Ackroyd), que vendeu 5.000 cópias. Mas, segundo a crítica, Agatha contrariou as regras dos romances policiais, causando muita polêmica.

Nessa mesma época, Agatha começa a enfrentar problemas com seu casamento e resolve desaparecer por um tempo. Após 11 dias e depois de muitas buscas pela autora, foi encontrada em um Hotel, em Harrogate. Há quem diga que esse sumiço foi um golpe publicitário, outros dizem que ela quis se vingar de seu marido e incriminá-lo de assassinato e, uma terceira teoria, diz que ela realmente sofreu um acidente de carro e perdeu a memória. Embora ela nunca tenha se pronunciado a respeito desse incidente, há quem diga que o livro Unfinished Portrait (Retrato Inacabado), publicado sob o pseudônimo de Mary Westmacott, é um pouco de sua história através da personagem Célia, que tenta o suicídio após ser abandonada pelo marido. Será, caro leitor?

unfinished portrait - Assassinato No Expresso Do Oriente... Um Mistério Sobre Trilhos!

Embora a autora nunca tenha assumido, existem especulações de que há pedaços de sua vida escondidos na personagem Célia.

O assassinato no expresso do oriente

Após esse período turbulento, ela resolve retornar ao mundo literário e surge, então, seu grande sucesso Murder on the Orient Express (Assassinato no Expresso do Oriente). Esta obra foi publicada, pela primeira vez, em 1934, no Reino Unido. O livro conta a história de um trem luxuoso com poucos passageiros, que fica preso no meio do caminho por uma tempestade de neve. Na manhã seguinte, um passageiro é encontrado morto com doze facadas e cabe ao detetive Hercule Poirot descobrir quem é o assassino.

Bem, vou parar por aqui para não dar spoilers sobre o filme, mas confesso que só de começar a falar sobre ele, me deu vontade de ler novamente. Nem preciso falar que, com certeza, irei assistir ao filme…

E como disse, esta é a segunda versão para as telinhas. Selecionei um vídeo do Canal Fox Film do Brasil no YouTubecom o trailer do filme, logo abaixo, para “atiçar” a todos vocês só um pouquinho rs… O vídeo já está legendado, então não há necessidade de se preocupar com o áudio… Divirtam-se!

 x

Como vocês puderam assistir no trailer acima, o elenco é excepcional: com a direção de Kenneth Branagh e todo seu charme visual como diretor, atores e atrizes como Johnny Depp e Michelle Pfeiffer, tem tudo para ser um bom filme. A primeira versão do filme, de 1974, foi muito bem-feita, com todos os detalhes muito bem explicados e um suspense incrível até o último minuto do filme.

Espero que a versão que estreará amanhã, quinta-feira, 30 de Novembro de 2017, seja tão bem feita quanto a anterior. Mas, só tem um jeito de conferir, não é mesmo?

Então, leitor, garanta seu ingresso e sua pipoca e vamos ao cinema! Até a próxima!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.

< x >

Tags:
Paula Souza

É Editora e Autora do UniversoNERD.Net. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, amante de leitura e Literatura, além de gamer nas horas vagas.