NEWS!

A Casa de Papel: Uma Produção de Sucesso

A Casa de Papel: Uma Produção de Sucesso

A indústria do entretenimento está produzindo como nunca antes registrado na história. Dentro deste contexto, muitos filmes e séries merecem grande destaque quando o assunto se direciona para o entretenimento na TV, com serviços com um ótimo custo/benefício como a Netflix. E é aqui que destaco uma série espanhola que estou acompanhando e gostando bastante: “La Casa De Papel” ou “A Casa de Papel“.

Esta produção começou como uma minissérie de 15 episódios que se enquadra no gênero policial com suspense. Foi criada por Álex Pina para a emissora Antena 3, na Espanha. Estreou em 2 de Maio de 2017 com um elenco de destaque (imagem a seguir), composto por Úrsula Corberó (Tokyo), Alba Flores (Nairóbi), Álvaro Morte (El Profesor), Itziar Ituño (Raquel Murillo), Pedro Alonso (Berlin), Paco Tous (Moscou), Jaime Lorente (Denver), Miguel Herrán (Rio), Darko Peric (Helsinque) e Roberto García (Oslo).

E foi adicionada internacionalmente no catálogo da Netflix em 25 de Dezembro de 2017!

a casa de papel figura 1 - A Casa de Papel: Uma Produção de Sucesso

Sobre “A Casa de Papel” e sua repercussão

A história se apoia na figura de um homem misterioso que atende pelo nome de “El Profesor” (Professor) e que planejou o maior assalto do século. Para realizar o ambicioso plano, recruta oito pessoas com certas habilidades e que não têm nada a perder. O objetivo é se infiltrar na Casa da Moeda e Selos da Espanha, de modo que possam imprimir mais de 2 bilhões na moeda unificada da maioria dos países europeus (o Euro).

Para cumprirem o objetivo, precisam de onze dias de reclusão, durante o qual vão ter que lidar com reféns e as forças da Polícia de Elite espanhola, com cenas de ação e planos brilhantes do líder “Professor”. Este é o enredo principal da então “minisérie” e a ideia deste texto é informar um pouco a respeito e a ótima repercussão que está ocorrendo na América Latina. E nada de spoilers que irão comprometer sua diversão!

A produção era apenas mais um thriller na televisão espanhola e possui uma história que não parecia especialmente simples de ser compreendida em sua totalidade: um assalto planejado com vários reféns na Casa da Moeda, a instituição oficial que produz o dinheiro local. Seu último episódio foi em novembro passado, com muitas críticas construtivas que aplaudiam sua qualidade técnica.

Atualmente, a minisérie fez tanto sucesso que recebeu nova temporada, se tornando uma série! E é uma das séries não norte-americanas de maiores destaques na Netflix, inclusive no Brasil.

Uma prova do êxito desta produção é o fato de ocupar a posição de número 42 na lista de séries mais populares da IMDb atualmente (embora já conseguiu ficar entre as 25 primeiras posições). Para esse sucesso também contribuiu o fato de diferentes personalidades, como o jogador de futebol Neymar, o cantor Romeo Santos e a influenciadora digital Chiara Ferragni compartilharem nas redes sociais suas admirações pela série. Além disso, muitos YouTubers, fãs da produção, estão comentando em diversos idiomas.

No Brasil, uma das fantasias da moda no Carnaval 2018 foi a do “assaltante da série”, com macacão vermelho e máscara de Salvador Dalí. Existe bastante ansiedade pela estreia da segunda temporada, em abril e não faltam compartilhamentos nas diversas redes sociais com fantasias relacionadas.

A série logo seduz com um começo muito potente, destacando o “golpe perfeito”. Os envolvidos não roubam ninguém, apenas imprimem dinheiro e planejam a fuga. Mas o plano, como se pode imaginar, não demorará para fracassar… Mas essa parte não irei revelar :). O primeiro capítulo apresenta a situação e os personagens, com minutos iniciais marcantes. Pouco depois temos os “ladrões” e os reféns dentro da Casa da Moeda com os policiais do lado de fora, rodeando o edifício. Agora chegou a hora de “jogar” a partida!

a casa de papel figura2 - A Casa de Papel: Uma Produção de Sucesso

O sucesso na América Latina

Este não é o primeiro caso de ficção espanhola cuja vida se prolongou no exterior graças à abrangência da Netflix. Antes, outras produções como “Gran Hotel” e “Velvet” se tornaram muito populares tanto nos Estados Unidos da América como na América Latina. A TVE, emissora espanhola com abrangência internacional, também teve crescimento de audiência quando a nova temporada foi incorporada à sua plataforma online, tornando-se acessível para os espectadores da emissora fora da Espanha.

A atriz Úrsula Corberó, conhecida na série como “Tokyo”, escreveu um tweet (ver imagem abaixo) muito legal, reconhecendo o carinho de muitos brasileiros que acolheram a série e que continuam ansiosos agora para o retorno da trama na nova temporada. Para ver melhor o tweet original, clique na imagem abaixo!

tokyo twitter figura3 - A Casa de Papel: Uma Produção de Sucesso

Agora, estou aguardando a estreia da nova temporada e na expectativa também de saber como a história irá se desenrolar, ver qual será o ponto de vista do roteirista para a continuação da trama e analisar a repercussão com o público, principalmente os fás. Para quem ainda não conhece ou não assistiu, vale a pena conferir!

Um ótimo final de semana, caros leitores e até o próximo texto!

_________________________________________________

Se você gostou deste post, não deixe de participar através de sugestões, críticas e/ou dúvidas. Aproveitem para assinar o Blog, curtir a Página no Facebook, interagir no Grupo do Facebook, além de acompanhar publicações e ficar por dentro do Projeto Universo NERD, de sorteios, concursos e demais promoções.
< x >

Tags:
Reinaldo Vargas

É Idealizador e Autor do UniversoNERD.Net. Gamer desde o Atari 2600, Streamer, Blogueiro e Professor Universitário de profissão e paixão. Sempre informado sobre games, tecnologia, ciência e ensino. Um Xbox Gamer, Insider e Preview, adora a Bethesda e a Rock Star e ama produzir conteúdo. Gamertag: reavargas